Portugal foi notícia na VieVinum 2006
Icep Portugal | 20-06-2006
A imprensa visual (teletexto ORF) e escrita (revista A La Carte), Jornais diários (Kurier e der Standard, City entre outros), salietaram, nas suas reportagens, a presença portuguesa na quinta edição do Festival Internacional de Vinhos VieVinum 2006, que se realiza, de dois em dois anos, no Palácio do Hofburg, em Viena.
Este ano a feira decorreu de 10 a 12 de Junho e a participação portuguesa foi a mais forte dos vinhos e produtores internacionais: na sala “Antekammer”, a Sala de Portugal, 22 produtores e enólogos portugueses (Rui Reguinga, Paulo Laureano, Jorge Moreira) e diversos importadores locais apresentaram pessoalmente cerca de 100 vinhos portugueses a mais de 12.000 visitantes, desde imprensa local e estrangeira, a Sommeliers, trade do sector e opinion leaders.
A CVRA - Comissão Vitivinícola da Região Alentejo, no âmbito dum projecto subsidiado pela UE, esteve em destaque na “Ilha do Alentejo” com 8 empresas que pela primeira vez abordaram este mercado , 4 das quais concretizaram negócios e conseguiram importador na Áustria, havendo outras possibilidades a médio prazo.
Os produtores presentes tiveram também a oportunidade de vender para outros países, já que a feira foi visitada por clientes estrangeiros: A mais forte participação foi de produtores austríacos com cerca de 400 expositores e mais de 2 000 vinhos, sendo que o organismo local correspondente à nossa Viniportugal – a Wein Marketing Service Austrian Wines – promoveu o evento no estrangeiro e convidou inúmeros importadores e imprensa de outros países.
A participação portuguesa neste evento contou com o apoio e coordenação da Delegação do ICEP em Viena. Tal como os restantes visitantes, também o Embaixador de Portugal, que visitou a sala dos Vinhos de Portugal, ficou impressionado com a qualidade e variedade dos produtos apresentados e manifestou o seu apreço aos produtores e importadores pela excelente iniciativa.
A imprensa local divulgou largamente a forte participação de Portugal na VieVinum que surpreendeu pelo elevado número de produtores e enólogos portugueses, bem como pela excelente qualidade dos vinhos apresentados, salientando que muitos deles eram premiados com medalhas de ouro em concursos internacionais. ,
Os resultados imediatos obtidos por alguns dos produtores do Alentejo motivaram a CVRA para continuar a apostar na Áustria que, embora de reduzida dimensão, é um mercado conhecedor e exigente, de grande concorrência, já que aqui se produzem também excelentes vinhos e se comercializam os melhores produtos de todo o mundo.