Agricultura:
Rádio Renascença | 21-06-2006
O Governo garante apoio ao dinamismo empresarial do Douro. O ministro da Agricultura diz que o sector do Vinho é prioritário para o país. Jaime Silva promete para o Douro um plano específico.
"O Douro tem um plano específico para ele e isso nós garantimos e lançamos um desafio ao sector do vinho em Portugal ao considerá-lo prioritário", explica o ministro.
O ministro Jaime Silva, numa altura em que se preparam as comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro, a mais antiga do mundo e uma das mais pobres do país.
Apontado como um factor de desenvolvimento, o Alto Douro vinhateiro, património da humanidade, continua por rentabilizar.
Bianchi de Aguiar, um dos membros da fundação D. Afonso Henriques, que promoveu a candidatura, diz que os autarcas não estão a cumprir aquilo que prometeram.
O, também, professor na universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro diz ainda que "os autarcas comprometeram-se em manter aberto gabinete técnico, no entanto, que depois de terminada a fase que o Governo financiou esse projecto os autarcas não reuniram o consenso necessário para mantê-lo aberto".
Hoje mesmo, o PS avançou no Parlamento com um projecto de resolução para a criação de um plano de desenvolvimento turístico para o Vale do Douro.