VINUS DURII 2006 - II Festival Internacional Douro/Duero
Entronização e regata encerram evento
Agroportal | 23-06-2006
Cerca de 40 jornalistas de todo o mundo e 200 convidados de várias nacionalidades estão a participar no Vinus Durii 2006. Pelo segundo ano consecutivo, o festival junta peritos de prestígio para o intercâmbio de conhecimentos e experiências à volta dos vinhos do rio Douro.
Esta iniciativa, que começou no dia 19 termina no próximo domingo, 25 de Junho, tendo passado em Castela e Léon e no Norte de Portugal, com integração de um programa preparado para dar a conhecer toda a bacia do Douro/Duero e as suas denominações de origem, permitindo o contacto com os agentes económicos em provas organizadas para o efeito.
À semelhança da 1ª edição do Vinus Durii, realizada no ano passado em Zamora, esta iniciativa tem como objectivo promover um encontro de representantes dos dois países (Portugal e Espanha) para debater questões de interesse comum para o sector vitivinícola da bacia do Douro/Duero, através da realização de um festival com iniciativas culturais, favorecendo o conhecimento mútuo e, simultaneamente, a dinamização social, económica e cultural de ambas as regiões.
Contudo, esta edição apresenta algumas diferenças relativamente à anterior, destacando-se toda a região duriense, através de eventos organizados em diversas cidades da bacia hidrográfica do Douro. O festival terá assim uma componente de animação popular, em todos os locais onde decorrerá o programa, incluindo a prova de vinhos das regiões vitivinícolas ribeirinhas dos dois lados da fronteira.
A organização do II Festival Internacional Douro/Duero resulta de uma parceria entre Portugal e Espanha. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e a Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes (CVRVV), a par com a Junta de Castilla y Leon, representada pelo Instituto Tecnológico Agrario de Castilla y León, são as entidades organizadoras deste evento. O seu Comissário é o Prof. Doutor Bianchi de Aguiar. O financiamento é assegurado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha, Interreg III A.