Temperatura

A temperatura influencia muito a apreciação de um vinho. Para avaliar a temperatura de um vinho, o melhor é adquirir um termómetro próprio nas lojas da especialidade. Não existe uma temperatura exacta para cada vinho, existem temperaturas indicadas que servem de referência, mas que podem ser alteradas de acordo com o gosto pessoal de cada um. Consulte o termómetro para conhecer as temperaturas indicadas para cada tipo de vinho. 

A melhor forma de refrescar uma garrafa não é colocá-la no frigorífico ou congelador. O melhor método é encher um balde com gelo e água fria (em porções iguais) e mergulhar lá a garrafa. Em cerca de oito minutos a temperatura do vinho desce de 18ºC para 3ºC. Se o balde não for suficientemente fundo, coloque primeiro o gargalo da garrafa e passados alguns minutos, vire a garrafa. Também pode utilizar um saco refrigerador: este está cheio de gelatina congelada que envolve a garrafa e a esfria rapidamente. 

 Se quiser aumentar a temperatura do vinho, pode deixar a garrafa na cozinha para o vinho ir aquecendo gradualmente e lentamente. Se necessitar de uma solução rápida, pode depositar a garrafa num balde de água quente e em oito minutos a temperatura passa de 13ºC para 18ºC. No entanto, deve ter cuidado para não aquecer demasiado o vinho e se pensar em decantá-lo, faça-o antes de aquecer o vinho. 

A ideia de servir vinho tinto à temperatura ambiente resulta bem na maior parte das vezes, contudo se viver num país quente, a experiência pode ser desagradável. Não fique espantado por ver um amigo seu retirar do frigorífico uma garrafa de vinho tinto se a circunstância o aconselhar.