Dia do Vinho do Porto mobiliza comércio regional
Restaurantes, museus, lojas e outros espaços do Porto e concelhos limítrofes aderiram ao Port Wine Day (Dia do Vinho do Porto) deste ano, que se celebra nesta quinta-feira e que é também uma homenagem ao Douro.
A organização é do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), mas o presidente deste organismo, Manuel Cabral, destacou as empresas ligadas ao setor pelo seu forte envolvimento no evento.
"Gosto de dizer que é uma iniciativa do IVDP de braço dado com o setor. As empresas não são nossas parceiras, são coorganizadoras, porque trabalharam connosco", salientou, em declarações à agência Lusa.
O IVDP explicou que escolheu esta data porque foi a 10 de setembro de 1756 que foi criada "a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro", através do alvará de instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.
Manuel Cabral realçou que este dia "é uma homenagem ao Vinho do Porto e à Região Demarcada do Douro, aos produtores, aos comerciantes e a todos os intervenientes que constroem a história do Vinho do Porto",
O Port Wine Day teve a sua primeira edição em 2014. "Foi, assumidamente, uma experiência e correu bem. Este ano, resolvemos sair da caixa", explicou Manuel Cabral, acrescentando que o IVDP decidiu ir mais além e apostar em "contaminar a cidade".