Chefs e Restaurantes do Porto desafiados a promoverem menus de harmonização que enalteçam os vinhos nacionais
ViniPortugal e AliveTaste promovem iniciativa que visa incentivar o melhoramento do serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho
O Astória do Hotel Intercontinental acolhe hoje o almoço vínico, com sugestão de harmonizações do Chef Pedro Sequeira, tendo como convidados o jornalista Paulo Salvador da TVI e o Chef Hélio Loureiro. Um almoço organizado pela AliveTaste, com o apoio da ViniPortugal, que se enquadra na iniciativa promovida por estas duas entidades com seis restaurantes de referência da cidade do Porto. Divulgar bons exemplos de harmonização da gastronomia nacional e das criações de Chefs que evidenciem a qualidade dos vinhos portugueses é o principal objectivo destes almoços que, a par, pretendem ainda incentivar a promoção de um melhor serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho.
Os próximos almoços serão organizados Boa Nova, Pedro Lemos e em mais dois restaurantes de referência durante o primeiro semestre do ano. Em cada almoço participarão diversas personalidades que analisarão a refeição de acordo com vários critérios, procurando destacar o melhor e consolidando os parâmetros referência que devem ser seguidos. Assim serão votados pela mesa presente em cada refeição, o melhor vinho apresentado, a melhor harmonização proposta, o melhor prato sugerido de entrada, peixe, carne e sobremesa. Será transmitida também uma opinião sobre a avaliação do serviço de vinhos, por cada membro da mesa, com o mesmo critério das votações anteriores. As refeições terão a cobertura fotográfica especializada do Pedro do Canto Brum e o vídeo da Lightbox.
Cronograma dos próximos almoços
13 de Fevereiro -Boa Nova – Chef Rui Paula
13 de Março -Pedro Lemos – Chef Pedro Lemos
03 de Abril e 08 de Maio – em restaurantes a anunciar
Já realizado
Palco - do hotel Teatro – Chef Arnaldo Azevedo
Após cada almoço serão difundidas reportagens sobre estes conceituados restaurantes, com uma análise ao nível dos vinhos. Será destacado o serviço, a carta (abrangência de regiões, tipos de vinhos, equilíbrio preço/qualidade de serviço), o serviço de vinho a copo, e harmonizações como base do serviço prestado, para um equilíbrio harmonioso da refeição, a gastronomia ao nível da cozinha praticada e respectivo serviço de sala.
Este projecto piloto vem no seguimento de reportagens que têm sido desenvolvidas por Mário Rodrigues nos últimos três anos, com a fotografia do Pedro do Canto Brum, focadas nas harmonizações e no papel que o vinho tem no sucesso de qualquer refeição, evidenciando o serviço cada vez mais importantes dos vinhos e da sua associação com a gastronomia.