Estamos a beber um pouco mais de vinho
Depois de nove trimestres em queda, o consumo de vinho em Portugal está a aumentar. A explicação pode estar no crescimento do turismo, diz o Instituto da Vinha e do Vinho.
A venda de vinho no mercado nacional está a melhorar. Depois de nove trimestres consecutivos em queda, a quantidade de vinho vendido entre abril e junho aumentou 1,5% face a período homólogo, puxada pelo sector da restauração, indicam as estatísticas do IVV - Instituto da Vinha e do Vinho.
Apesar dos "sinais positivos", "há que fazer uma leitura prudente destes dados, pois a restauração representa um quarto do mercado nacional e pode estar a beneficiar do efeito de aumento do turismo", comenta o presidente do IVV, Frederico Falcão.
No mercado externo, o destaque no sector vai para a subida de 15,2% no preço médio do vinho exportado no primeiro semestre do ano, para os 2,39 euros/litro, o que gerou receitas de 314,4 milhões de euros.
Os vinhos do Porto, com denominação de origem e regionais, têm quotas de 55% na quantidade e 77% no valor registado nos primeiros seis meses do ano. São números que "dão conta do empenho que o sector está a ter na exportação, pois estamos com quatro anos e meio de crescimento sucessivo", comenta o presidente do IVV.