Quatrocentos produtores e 2 mil vinhos em encontro
Cerca de 400 produtores de vinhos, queijos, presuntos, enchidos e azeites reúnem-se em Lisboa a partir de sexta-feira, num encontro que promove um setor que teima em contrariar a crise, disse à agência Lusa fonte da organização.
A 14ª edição do "Encontro com o Vinho e os Sabores", organizado pela Revista de Vinhos, decorre no Centro de Congressos, em Lisboa, entre sexta-feira e segunda-feira, sendo este último dia reservado apenas aos profissionais do setor vitivinícola.
Apesar da crise, o encontro regista uma procura crescente, quer da parte do público (no ano passado, o evento recebeu 17 mil visitantes) e pelos profissionais do setor, uma tendência que se repete este ano, com a presença de cerca de 400 produtores e empresas.
Durante quatro dias, é possível provar e comprar mais de 2.000 vinhos, além de participar e assistir a vários eventos paralelos, incluindo os concursos de vinhos "A Escolha da Imprensa" e da "Melhor Carta de Vinhos".
Uma novidade, este ano, será a exposição e entrega de prémios do concurso "Queijos de Portugal 2013", promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Laticínios.
O programa inclui harmonizações de vinhos, por especialistas, com comida (carnes fumadas, queijos, conservas e sobremesas) e 11 provas especiais de vinhos nacionais e internacionais, "todos eles com algum fator distintivo - raros, diferentes ou de excelência", sob a orientação dos seus criadores ou pelos críticos da Revista de Vinhos.
Há ainda ações especiais dedicadas ao gin, incluindo uma demonstração de destilação desta bebida ao vivo.
As questões ambientais também vão estar em destaque num workshop da organização ambiental World Wide Fund for Nature (WWF), sob o tema "Vinhos que Salvam Árvores", para abordar o papel das rolhas de cortiça na conservação do montado.
O evento decorre na sexta-feira entre as 18:00 e as 22:00, sábado e domingo das 14:00 às 20:00, para o público em geral, e na segunda-feira entre as 11:00 e as 18:00, mas apenas para os profissionais do setor. A entrada custa dez euros, metade para os leitores da Revista de Vinhos.