300 vinhos do Alentejo promovidos no CCB
Uma prova de 300 vinhos do Alentejo vai decorrer nos dias 18 e 19 deste mês, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com a presença de produtores e especialistas do setor, divulgaram hoje os promotores.
Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), durante dois dias, vão estar em prova cerca de 300 vinhos alentejanos, com destaque para os últimos lançamentos disponíveis no mercado e para as "grandes referências" da região.
A presidente da CVRA, Dora Simões, adiantou à agência Lusa que este é o quinto ano consecutivo da prova de vinhos do Alentejo em Lisboa.
Trata-se, segundo a responsável, de um evento de promoção dos vinhos da região, tendo este ano como palco "um dos mais nobres espaços lisboetas", o Centro Cultural de Belém.
"A Grande Lisboa é um dos principais mercados internos para os vinhos do Alentejo. A realização deste evento permite reforçar o posicionamento dos nossos vinhos nesta região e, sobretudo, captar novos públicos", salientou Dora Simões.
Para a presidente da CVRA, trata-se de uma "oportunidade privilegiada para os agentes económicos alentejanos tomarem o pulso aos consumidores, percebendo a evolução de gostos e tendências".
O programa do evento inclui provas comentadas, orientadas por especialistas, conversas sobre o vinho e música ao vivo.
No âmbito desta iniciativa, decorre dia 18, às 19:30, a entrega de prémios do "Concurso Melhores Vinhos do Alentejo", promovido pela Confraria dos Enófilos do Alentejo.
Para dia 19, está previsto um seminário sobre "Fisiologia dos Sentidos - Teste os seus e saiba se é um bom provador".
A ação de promoção, destinada aos consumidores, é organizada pela CVRA.
Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para os quatro cantos do mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos e Canadá alguns dos principais mercados.