IVDP desafia a novas formas de consumo de vinho do Porto
O "Peixe em Lisboa" é o palco escolhido para o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) reforçar a posição no mercado português, nomeadamente junto dos públicos do sul do país , numa altura em que se registou, em 2012, um subida de 3,5% em vendas nacionais. Inserida numa estratégia de dar a conhecer o vinho do Porto aos portugueses, a presença do Instituto no certame vai incidir sobre a versatilidade do produto e na procura de novos momentos de consumo.
Aos cocktails inovadores de vinho do Porto juntam-se, no certame, harmonizações inovadoras de vinho do Porto com a gastronomia em foco no certame. Para Manuel de Novaes Cabral, presidente do IVDP, a presença no certame vem reforçar "a aposta no mercado nacional que começa a dar francos sinais de recuperação no que diz respeito às vendas dos vinhos do Douro e Porto".
De 4 a 14 de Abril, o vinho do Porto vai desfilar a par dos melhores sabores do peixe em Portugal. Naquele que é já considerado "o mais significativo evento gastronómico realizado anualmente em Portugal", o Peixe em Lisboa, o IVDP vai promover acções de degustação e formação acerca de um dos maiores ex-libris da cultura portuguesa - o Vinho do Porto.
"Descubra a diferença entre um Porto Ruby e um Porto Tawny" ou "O que é um Porto Vintage?" são apenas dois dos temas dos encontros realizados pelos enólogos do IVDP. Paralelamente, o Instituto promove ainda várias sessões de harmonização de pratos de peixe e sobremesas com vinho do Porto, orientadas pelos chef João Sá e pelo enólogo Manuel Moreira.