ViniPortugal reforça aposta na formação a copo
71 ações de formação desenvolvidas até final de dezembro, de norte a sul.
Incentivar o serviço e o consumo do vinho a copo a nível nacional é o principal objectivo do plano de formação A Copo, que a ViniPortugal promove até ao final do ano de Norte a Sul. São 71 acções de formação de inscrição gratuita espalhadas por várias cidades que pretendem formar profissionais do canal Horeca e alunos dos cursos de hotelaria e restauração, sensibilizando este público para as vantagens e potencialidades do vinho a copo. Os interessados poderão inscrever-se através do mail
cursos.acopo@viniportugal.pt.
O plano de 2013 prevê a continuação dos dois níveis de formação, iniciados em 2012. O primeiro nível mais focado no serviço a copo, evidenciando que o vinho a copo pode ser um factor diferenciador e potenciador da fidelização de clientes. Enquanto o segundo nível está, de forma complementar, centrado no aperfeiçoamento das competências dos participantes relativamente ao produto vinho e melhora o conhecimento dos formandos sobre os vinhos de Portugal.
Em 2012 a ViniPortugal organizou 67 acções de formação, que contaram com a participação 787 formandos, tendo fechado o ano com um balanço muito positivo.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que “a ViniPortugal tem investido num processo educativo, ciente que é prioritário mudar a cultura do vinho em Portugal. Neste processo o canal Horeca tem sido um forte aliado tanto na promoção das vantagens do consumo de vinho a copo, como no incentivo do conhecimento sobre a diversidade dos vinhos produzidos em Portugal.”
“Através da campanha A Copo, a ViniPortugal tem procurado valorizar a percepção do conceito de vinho a copo junto do consumidor final, demonstrando que proporciona diversas alternativas de escolha, vinhos diferentes, para diferentes gostos, diferentes combinações gastronómicas ou momentos, mas sempre bons vinhos.” acrescenta o mesmo responsável.