CVR Tejo quer mais exportações para o Brasil
Objetivo passa por colocar mais produtores a trabalhar com o mercado brasileiro, bem como aumentar as exportações em volume.
A CVR Tejo (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo) quer aumentar as exportações de vinhos da região para o mercado brasileiro, quer em volume, quer através do incremento do número de 22 produtores que já exportam para aquele país.
De acordo com José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo, o objetivo mais imediato passa por melhorar o bom desempenho registado no ano passado, em que o número de garrafas exportadas para o Brasil registou um aumento de 32% face a 2010.
“O Brasil está entre os mercados que consideramos prioritários e o retorno das acções que temos vindo a desenvolver no país dá-nos ânimo para reforçar esta aposta, pois apercebemo-nos de que são cada vez mais os consumidores brasileiros que já conhecem os vinhos do Tejo”, refere José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo.
Para concretizar estes propósitos, a CVR Tejo e 11 produtores da região estão de partida para o Brasil, onde nos dias 27 e 28 de Junho estarão em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, para o desenvolvimento de ações de promoção dos Vinhos do Tejo junto de jornalistas do setor, importadores, restauração, sommeliers e enófilos em geral.
Em São Paulo, terá lugar uma prova de vinhos do Tejo, no Hotel Unique, inserida na prova de vinhos nacionais que a ViniPortugal realiza anualmente no Brasil e na qual participarão mais de 60 produtores portugueses.
A par desta iniciativa, decorrerá também, no mesmo local, a final do concurso "Portugal Wine Expert", organizada pela revista brasileira "Wine Expert", e que visa aproximar os profissionais brasileiros do setor dos vinhos dos néctares nacionais, estimulando o seu consumo nos estabelecimentos locais.
No Rio de Janeiro, a CVR Tejo vai reunir, no restaurante Bottega del Vino, no Leblon, jornalistas, representantes de grandes cadeias de supermercados do Brasil e importadores de referência, para uma degustação denominada ‘Os melhores do Tejo’, em que os 11 produtores da região que a acompanharão nesta jornada vão apresentar os seus vinhos mais expressivos.
No mesmo dia, será ainda realizada uma prova, no Pestana Hotel, orientada para a degustação de vinhos do Tejo, muitos deles premiados em concursos nacionais e internacionais, sendo de referir que a região do Tejo foi a segunda mais premiada no Concurso Mundial de Bruxelas.
A comitiva que vai acompanhar a CVR Tejo ao Brasil é composta por 11 produtores, a saber: Agro – Batoréu, Casa Cadaval, Casa Paciência, Casal Branco, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Enoport United Wines, Fiúza & Bright, Quinta da Lapa, Quinta do Casal Monteiro e Quinta Vale do Armo.