Notícia

Exportações de vinho para a China cresceram 50%

Portugal Global | 24-11-2011 | Geral, Economia
As exportações de vinho português para a China cresceram 51,1% em 2010, totalizando 16.088 milhares de dólares norte-americanos (usd), face aos 10.613 milhares usd de 2009, segundo dados das alfândegas da China Continental, de Hong Kong e de Macau.
Em 2011 e apenas contabilizados que estão os primeiros 9 meses do ano, de Janeiro a Setembro, as exportações já superam o valor total de 2010, cifrando-se a 30 de Setembro de 2011 em 16.888 milhares usd.

O forte crescimento do mercado chinês de consumo de vinho e o aumento das exportações portugueses levaram a ViniPortugal a seleccionar a China como uma das suas prioridades para 2012, depois do Brasil e dos Estados Unidos da América.

A ViniPortugal realizou um conjunto de acções de promoção na China em final de Outubro e início de Novembro de 2011, que agregou mais de 30 produtores portugueses, representando mais de 300 marcas, com provas de vinhos no Hotel Hilton Wangfujing em Pequim a 27 de Outubro, no Hotel Peninsula em Xangai a 31 de Outubro e participando nas feiras comerciais especializadas “HK Wine & Spirits” - que decorreu de 3 a 5 de Novembro em Hong Kong - e na  “Interwine” - em Cantão de 8 a 10 de Novembro.

Também a Comissão Vitinícola Regional do Tejo esteve em tournée com 8 produtores, realizando uma prova para profissionais no Hotel Ritz-Carlton em Cantão a 31 Outubro e outra prova na Residência Consular de Portugal em Macau a 1 de Novembro, seguida de uma festa muito concorrida, “Tejo Wines / Mandarin Oriental”, para o consumidor final, tendo ainda participado, em pavilhão contíguo ao da Viniportugal, na “HK Wine & Spirits”. Já a Feira Internacional de Macau (MIF), entre 20 e 23 de Outubro, recebeu no “Pavilhão de Portugal”, da Associação Empresarial de Portugal, vários produtores de vinho, estando ainda presentes na MIF muitos dos agentes locais de vinho português em Macau.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.