Notícia

ViniPortugal lança campanha para aumentar oferta de vinho a copo em restaurantes e bares

SIC | 19-03-2011 | Geral, Outros
O aumento da oferta de vinho a copo em restaurantes e bares portugueses, para permitir ampliar o seu consumo, é o objectivo de uma campanha que a ViniPortugal está a promover junto de consumidores e profissionais da restauração.
Depois de uma primeira acção no Porto, a iniciativa "Opta a Copo", inserida na campanha "A Copo", vai passar por todas as capitais de distrito do país, com a próxima formação, cuja inscrição é gratuita, a decorrer no próximo dia 28 em Évora, seguindo-se Beja (29) e Portalegre (30).

"No mercado nacional, o consumo de vinho está a baixar. Por isso, a ViniPortugal apostou nesta nova forma de venda para incentivar o consumo de vinho", explicou hoje à Agência Lusa Ana Sofia Oliveira, directora de comunicação e marketing da associação.

A campanha "A Copo", que foi lançada no final do ano passado, destina-se a profissionais do estore da restauração e similares, tais como gerentes, empregados de mesa e chefes de sala e mesa, mas também ao consumidor final, explicou a responsável pelo mercado português da ViniPortugal.

"Uma das vertentes é trabalhar o consumidor final com uma série de acções, entre as quais a organização de uma festa do copo em Lisboa e no Porto no mês de Junho e a outra é para os profissionais, com o objectivo de lhes dar a conhecer todas as vantagens para o seu negócio em ter vinho a copo", disse.

De acordo com a mesma responsável, os formadores vão "dar dicas muito práticas para se implementar vinho a copo num estabelecimento", como por exemplo "a oferta variada de vinhos", de várias marcas, tipos e preços.

Também é importante, acrescentou, que "a apresentação do vinho a copo passe a vir logo no início da carta" do restaurante ou bar, como forma de "incentivar o consumidor a optar por essa forma de consumo".

Reconhecendo que "já há muitos estabelecimentos em Portugal que servem vinho a copo", Ana Sofia Oliveira considerou, contudo, que "ainda não se consegue encontrar em todo o país esse serviço de uma forma fácil".

Criada em 1997, a ViniPortugal é uma associação interprofissional que tem como objectivo a promoção dos vinhos, aguardentes e vinagres portugueses no mercado interno e em mercados internacionais.

Comentários dos utilizadores

Silva
Em Portugal servir vinho ao copo é considerado como uma coisa de "pobre" no sentido depreciativo e, a não fazer. Já me foi dito num estabelecimento do ramo hoteleiro "nós não somos nenhuma tasca". Na Suíça, onde eu próprio tenho um estabelecimento do ramo hoteleiro, todos temos nas nossas cartas a possibilidade de venda de diversos vinhos ao decilitro. Por ex. um dl de vinho branco ou de espumante antes das refeições é quase um ritual.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.