Notícia

Câmara do Porto atribuiu prémios de enoturismo

Público | 17-03-2011 | Geral, Prémios
A Câmara do Porto atribuiu, anteontem, prémios a cinco entidades ligadas ao sector do enoturismo. Designada como Best of Wine Tourism 2011, esta iniciativa inclui um prémio internacional e quatro nacionais.
O primeiro foi para a Quinta da Aveleda, situada na região dos Vinhos Verdes, na categoria Arquitectura, Parques e Jardins. Quanto aos prémios nacionais, estes contemplaram, na região do Douro, a Enoteca Douro - Quinta da Avessada, na categoria Experiências Inovadoras de Enoturismo; o Hotel Rural Quinta do Pego, na categoria Alojamento; e o restaurante DOC, na categoria restaurantes vínicos. Também nesta última categoria, mas neste caso na região dos Vinhos Verdes, o premiado foi o restaurante Largo do Paço da Casa da Calçada.

A autarquia promove o Best of Wine Tourism desde 2003, na qualidade de membro da rede internacional Great Wine Capitals Global Network (www.greatwinecapitals.com). Esta rede avalia os melhores prestadores de serviços de enoturismo de nove capitais vinhateiras espalhadas pelo mundo: Bordeaux, Bilbao - Rioja, Cape Town, Christchurch - South Island, Florença, Mendoza, Mainz - Rheinhessen, Porto e São Francisco - Napa Valley.

O Porto integra a rede global de capitais do vinho desde 1999, na qualidade de cidade representante das regiões vínicas do Norte de Portugal - Douro e Porto e Vinhos Verdes - e "consciente da importância do cluster do vinho e do enoturismo para a promoção internacional do Porto e do Norte de Portugal".

Com a promoção do Best of Wine Tourism junto das quintas e do sector do enoturismo das regiões do Douro e Porto ou dos Vinhos Verdes, a câmara "pretende incentivar a prestação de serviços de enoturismo de excelência e associar aos concorrentes do Norte de Portugal uma marca com prestígio internacional, presente em nove países com tradição no vinho".

"O Porto tem uma marca única - o Vinho do Porto - que supera fronteiras. E tudo o que possamos fazer, ao nível do sector ou ao nível de sectores afins, como, por exemplo, o turismo, potenciará um desenvolvimento económico sustentado e, de alguma forma, consolidará a competitividade portuguesa, em particular da nossa região e da nossa cidade", afirmou, por seu turno, o vereador Sampaio Pimentel, que presidiu à entrega de prémios.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.