Vinho do Porto vai acompanhar amanhã inaugurações na Rua de Miguel Bombarda
Quem for às inaugurações da Rua de Miguel Bombarda vai ser convidado, entre as 17h e as 20h, a "provar e a aprovar" cocktails feitos à base de vinhos do Porto
O Instituto dos Vinhos do Douro vai participar amanhã nas inaugurações simultâneas de artes plásticas na Rua de Miguel Bombarda, no Porto, com o desafio Muda de cenário, que é dirigido "a públicos descontraídos e receptivos a novas experiências".
Assim, a partir das 17h, os apreciadores de arte que acompanham as inaugurações vão ser desafiados "a provar e a aprovar" cocktails feitos à base de vinhos do Porto. O evento prolonga-se até às 20h na Oficina Miguel Costa Cabral (no início da zona pedonal da rua, na esquina com a Adolfo Casais Monteiro). Neste local, será instalado o bar com cocktails e uma zona lounge com disco-jockeys.
Das exposições que irão ser inauguradas em simultâneo na Rua Miguel Bombarda destaca-se, entre outras, uma de escultura de Jorge Pinheiro, "um dos mais proeminentes pintores contemporâneos".
Realmente Real é o título da mostra que integra uma série de 14 esculturas que se inserem na "intensa fase abstracta dos anos 60 e até meados dos anos 70", explica a galeria. Jorge Pinheiro frequentou a Escola de Belas-Artes do Porto, onde foi professor até 1975, data em que se mudou para Lisboa. O artista concluiu a formação académica em 1963, ano em que integrou um grupo de alunos que, devido à classificação final no curso, tomou o nome de Os Quatro Vintes.
Em 1957, realizou a sua primeira exposição individual, seguindo-se uma série de intervenções de que se destacam as organizadas por aquele grupo, entre 1968 e 1971, sendo "vastíssima e coerente a sua carreira expositiva", acrescenta o galerista Fernando Santos, da organização. Esta mostra ficará patente até 30 de Outubro.
A Ó! Galeria expõe obras de Rui Sousa da série Human adaptation, com o subtítulo Cada um de nós é um Idiota. "Este projecto remete-nos para um aspecto inerente à condição humana. Todos nós, a certa altura do dia-a-dia, nos sentimos idiotas, consequência de reações e atitudes menos reflectidas. Estes desenhos transportam consigo uma dimensão sombria e mesmo absurda", explica a Ó! Galeria, situada no novo espaço Bidonville, no Centro Comercial Bombarda.
Na Quadrado Azul será inaugurada a exposição de António Bolota, que ficará patente até 23 de Outubro, e até 30 do mesmo mês, na Arthobler, serão apresentadas obras de Vanessa Chrystie, intituladas Nature"s Gift, com trabalhos a tinta-da-china, grafite, tinta de caligrafia e guache.