Paço de Santar tinto 2009 eleito "O Grande Vinho do Dão"
O Paço de Santar tinto 2009 foi eleito "O Grande Vinho do Dão" na XLVIII edição do concurso ?Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor?, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão.
Este vinho produzido em Santar, Nelas, pela Dão Sul, a partir das castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Tinto Cão, obteve a pontuação mais elevada entre os distinguidos com a medalha de ouro. No total foram atribuídas 18 medalhas de ouro e nove de prata.
A CVR do Dão promoveu ainda uma outra competição, o II Concurso “A Melhor Imagem dos Vinhos do Dão”. Realizada uma vez por triénio, trata-se de uma iniciativa que pretende premiar o valor artístico dos rótulos, embalagens e folhetos promocionais no sentido da modernidade da imagem, permitindo uma melhor apresentação e competitividade dos vinhos DOC Dão.
A Quinta de Lemos foi a grande vencedora, tendo arrecadado o “Troféu Especial – Prémio Prata” na “Imagem de Conjunto: rotulagem, embalagem e folheto”, na sequência da obtenção de três prémios bronze na categoria “Produtor – Folheto Promocional” e ainda outra distinção de bronze na categoria “Produtor – Rotulagem”, com o Quinta de Lemos tinto 2007.
Nesta última categoria mencionada, destaque ainda para os prémios bronze obtidos pela Sogrape Vinhos (Duque de Viseu tinto 2006), Sociedade dos Vinhos Borges (Borges Reserva tinto 2007) e Sociedade Agrícola Boas Quintas (Boas Vinhas branco 2009).
O júri do II Concurso “A Melhor Imagem dos Vinhos do Dão” foi constituído por elementos da CVR do Dão, Instituto da Vinha e do Vinho, Confraria dos Enófilos do Dão, ViniPortugal, Turismo do Centro de Portugal, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Comunicar Essência, Museu Grão Vasco e Sino Publicidade.