Viniportugal organiza provas de vinhos portugueses no norte da Europa
Exportações de vinho português para os nórdicos cresceram 66% nos últimos anos.
A ViniPortugal levou a cabo, nas duas últimas semanas, quatro Provas Anuais de Vinhos Portugueses nos Países Nórdicos, nomeadamente na Finlândia, Dinamarca, Suécia e Noruega. Estas Provas Anuais têm como principal objectivo divulgar a qualidade e diversidade do vinho português junto dos principais agentes destes países.
Para Miguel Nora, Area Manager da ViniPortugal responsável pelos Mercados Nórdicos, "o sucesso atingido com estas acções, motiva-nos para continuar o nosso trabalho de promoção e deverá melhorar os resultados dos Vinhos Portugueses nestes mercados (que, com a excepção da Dinamarca, funcionam sob o regime de monopólio), depois das dificuldades sentidas em 2009".
Helsínquia, Oslo, Copenhaga e Estocolmo foram as cidades escolhidas, estrategicamente, pela ViniPortugal para a apresentação de mais de meia centena de Produtores portugueses, aos principais agentes locais, que aderiram em massa às provas realizadas.
"É do conhecimento comum que os consumidores são influenciados nas suas escolhas por factores como a marca, região, casta e preço. Consideramos que estas acções são estratégicas para darmos e formarmos os consumidores internacionais sobre os vinhos de Portugal" refere Francisco Borba, Presidente da ViniPortugal.
Estes eventos, também designados pela ViniPortugal, por Eventos Emblemáticos, têm contribuído para o crescimento do conhecimento da categoria Portugal ao nível internacional, nomeadamente nos países nórdicos.
Os países nórdicos apresentam um acréscimo no preço médio do vinho exportado por Portugal, mas um decréscimo no volume, com excepção da Noruega que apresenta um crescimento no volume e um decréscimo no preço médio.
Os países onde habitualmente são realizadas acções de promoção representavam em 2000 48,1% do total das exportações e em 2009 representam perto de 66% das exportações o que demonstra a eficácia das acções que têm vindo a ser promovidas, pela ViniPortugal, naqueles mercados. Por outro lado, o valor das exportações nestes países para o mesmo período cresceu 66%.