Vinhos Portugueses Premiados em Concurso Internacional
66 vinhos portugueses premiados no Concurso Internacional de Vinhos "Mundus Vini 2008 na Alemanha e continuação do crescimento da importação alemã de vinhos portugueses.
Foram publicados recentemente na Alemanha os resultados do grande Concurso Internacional de Vinhos “Mundus Vini 2008”, organizado pela 8ª vez pela casa editora alemã especializada em vinhos e bebidas alcoólicas “Meininger Verlag GmbH”.
Participaram no concurso 5.300 vinhos de 41 países. O júri, composto de 280 especialistas de 44 países, provou todos os vinhos conforme o regulamento da “Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV), o que faz deste evento a maior “prova cega” de vinhos mundial.
No total, participaram no concurso 287 vinhos portugueses, dos quais 68 vinhos foram premiados com medalhas.
Foi reconhecida a qualidade dos vinhos portugueses nas seguintes categorias:
• Espumantes: 1 Medalha de Ouro, 4 Medalhas de Prata
• Brancos: 1 Medalha de Ouro, 10 Medalhas de Prata
• Roses: 2 Medalhas de Prata
• Tintos: 7 Medalhas de Ouro, 35 Medalhas de Prata
• Vinhos Fortificados: 3 Medalhas de Ouro, 5 Medalhas de Prata
Entre os vinhos tranquilos premiados encontram-se 34 vinhos do Alentejo e 4 da Estremadura e 4 vinhos do Douro.
O êxito de vinhos portugueses neste concurso demonstra mais uma vez a qualidade e competitividade da oferta nacional e representa uma boa base para o aumento da exportação de vinhos portugueses para o mercado alemão e para a promoção de vinhos portugueses nos mercados externos.
A Associação Alemã de Viticultura publicou no dia 24/10/2008 os dados sobre a importação alemã de vinhos no período de Setembro de 2007 a Agosto de 2008 que sublinham o acima exposto.
Conforme estes dados, a importação alemã de vinhos portugueses atingiu uma taxa de crescimento de 18,6% em valor e de 15,9% em volume, ultrapassando assim de longe o crescimento do total das importações de vinhos neste mercado (0,8% em valor; -7,0% em volume).
É de salientar que os vinhos tintos portugueses brilharam com uma “performance” extraordinária, atingindo taxas de crescimento de 53,5% em valor e 29,9% em volume, enquanto o total dos vinhos tranquilos portugueses cresceu 38,2% em valor e 23,7% em volume.