Festa do Vinho no Norte de Portugal
O município de S. João da Pesqueira assume-se como a capital da Região Demarcada do Douro no primeiro fim-de-semana de Setembro.
O município de S. João da Pesqueira assume-se como a capital da Região Demarcada do Douro no primeiro fim-de-semana de Setembro. A sétima edição da Vindouro-Festa do Vinho, de 5 a 7 de Setembro, vai reunir grandes produtores durienses de vinho e promover um intenso programa paralelo de actividades.
A afirmação e implantação da evento motivou este ano o apoio do Ministério da Economia e Inovação, através do Instituto de Turismo de Portugal. A tutela decidiu apoiar este evento entendendo que “pela sua natureza e características, pode contribuir para a projecção internacional do destino Portugal”.
O presidente da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, António Lima Costa, considera tratar-se “do reconhecimento de uma festa com a qualidade e dignidade que a grandeza da região do Douro exige”, acreditando que a Festa do Vinho “já extravasou as fronteiras locais e regionais, e começa a afirmar-se como um evento de nível nacional”.
Este ano, a Festa do Vinho apresenta novidades. O Salão de Exposições de S. João da Pesqueira vai contar pela primeira vez com uma zona para degustações gastronómicas, em que os visitantes poderão petiscar ao mesmo tempo que provam um dos muitos vinhos das dezenas de produtores presentes.
Já no Centro Histórico haverá Cozinha ao Vivo, com o chefe Vítor Matos (Hotel Tiara, Porto) a confeccionar inovadoras criações gastronómicas, servindo-se de elementos típicos da gastronomia duriense.
Este ano, a Vindouro apresenta ainda um espectáculo com André Sardet. No evento será ainda lançado o livro “Marquês de Soveral – Um Homem do Douro e do Mundo”, da autoria de J. A. Gonçalves Guimarães, que retrata a vida de um ilustre pesqueirense do século XIX, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Todo o evento continua inspirado na temática do século XVIII, promovendo os habituais Mercado, Cortejo e Jantar Pombalinos, no Centro Histórico e no Palácio de Cidrô.