Morgam Freeman recebeu Vinho Madeira com mais de 30 anos
O Instituto do Vinho da Madeira ofereceu, em Nova Iorque, ao actor Morgan Freeman, o vencedor do Óscar para Melhor Actor Secundário no filme "Million Dollar Baby", uma garrafa de Vinho Madeira com mais de trinta anos.
A oferta aconteceu de forma casual durante uma das duas acções promocionais que o IVBAM promoveu nos últimos dias num restaurante de Park Avenue, em Nova Iorque, utilizando o facto histórico da Declaração de Independência dos Estados Unidos, em 1776, ter sido brindada com Vinho Madeira.
O actor norte-americano recebeu um Vintage Madeira da casta Verdelho com mais de trinta anos.
O presidente do Instituto do Vinho Madeira, Paulo Rodrigues, realçou o "saldo extremamente positivo" destas iniciativas, que contaram com a participação de cinco empresa produtoras madeirenses, apontando "a afluência significativa aos dois eventos", designadamente, um almoço de degustação e uma acção de "porta aberta" para agentes económicos e jornalistas.
O enólogo Francisco Albuquerque esteve presente para explicar detalhadamente os vinhos, participando num seminário temático no Instituto Culinário Francês.
"Como conclusão final estes dois dias de promoção ao Vinho Madeira foram muito positivos, estando já o sector a ponderar mais uma acção este ano neste mercado", adiantou Francisco Albuquerque.
Em 2007, o mercado dos Estados Unidos representou um volume de 193.233 litros, cerca de cinco por cento do total, num valor superior a 1,5 milhões de euros, sendo aquele onde o preço por litro é mais elevado.
Estas acções promocionais do Vinho Madeira são financiadas por fundos comunitários e nacionais em 70 por cento.