Investimento: Comendador quer ainda comprar empresa
Joe Berardo cobiça adegas do Douro
Joe Berardo está a negociar com a Casa do Douro e com várias adegas cooperativas durienses a possibilidade de estabelecer uma parceria para a comercialização dos vinhos destas instituições nos mercados nacional e internacional.
Berardo, um dos maiores empresários vinícolas do País, está também interessado em adquirir uma empresa produtora de Vinho do Porto, a única área de produção de vinho que ainda não tem no seu portfólio empresarial ligado ao sector vitivinícola. O empresário deverá deslocar-se de novo, nos próximos dias, ao Douro.
Ao que o Correio da Manhã apurou, em Fevereiro o empresário madeirense, depois de ter estado presente na assembleia geral do BCP realizada no Porto, deslocou-se ao Douro onde estabeleceu contactos com várias personalidades ligadas à Casa do Douro e às cooperativas locais. Em concreto, Joe Berardo visitou as instalações das cooperativas de Santa Marta de Penaguião, do Peso da Régua, de Moncorvo e de São João da Pesqueira.
Em cima da mesa das negociações está a possível constituição de uma parceria comercial em que Berardo disponibilizará as suas estruturas de distribuição e as adegas cooperativas fornecerão os vinhos, com base no princípio de que “todos os vinhos têm de ter uma qualidade média e alta”, segundo garante fonte conhecedora do processo. Com esta condição estarão em causa vinhos do Porto, em especial o precioso stock da Casa do Douro, de mesa do Douro, espumantes e moscatéis.
Como Joe Berardo deverá deslocar-se mais uma vez ao Douro nos próximos dias, a este ponto das negociações, “a expectativa sobre os resultados é boa”, precisa a mesma fonte. Certo é que o empresário quer investir na Região Demarcada do Douro, a mais antiga zona de produção de vinhos com um território definido.
É nesse sentido que o comendador não esconde o interesse de adquirir uma empresa produtora de Vinho do Porto já instalada no mercado. Para já o nome dessa empresa mantém-se em segredo, mas nos próximos dias Berardo poderá anunciar o negócio.
14 milhões de litros em stock
A Casa do Douro tem em stock mais de 14 milhões de litros de Vinho do Porto, repartidos por 25 mil pipas e garrafas. É este stock precioso que Joe Berardo está interessado em comercializar, através de uma parceira com a Casa do Douro, nos mercados nacional e internacional.
Entre os vinhos do Porto em stock, existem vinhos do século XIX em garrafa e da década de 30 em pipa. O valor deste tesouro vinícola ronda 200 milhões de euros. Os vinhos da Casa do Douro estão penhorados, desde alguns anos, por causa da dívida de quase 125 milhões de euros ao Estado e à Banca.