Mercado americano com sinais muito positivos para vinhos do Douro: 6º lugar (volume) e 5º lugar (valor)
Pela primeira vez, IVDP no Elizabeth Bishop Wine Center
A cidade de Boston, nos Estados Unidos da América, recebe, pela primeira vez, uma acção de promoção de vinhos do Douro e Porto, no prestigiado Elizabeth Bishop Wine Center, da Universidade de Boston.
A iniciativa promovida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), leva ao outro lado do Atlântico, no próximo dia 24 de Setembro, mais de 20 marcas e 120 vinhos diferentes da Região Demarcada do Douro, com o objectivo de desmistificar algumas crenças sobre os vinhos do Porto e dar a conhecer os vinhos do Douro. No último mês, o mercado americano apresentou números muito positivos: ocupa, neste momento, o 6º lugar em volume de vendas e o 5º lugar em valor, destacando-se as vendas de Reserve Ruby, Tawny 10 anos e Late Botlled Vintage.
O prestígio da Elizabeth Bishop Wine Resource Center - uma instalação da Universidade de Boston criada para o estudo e promoção de vinhos - torna este evento único e raro até por marcar, também, o inicio da colaboração entre o Centro e o IVDP. Esta acção é a primeira de grande escala a ter lugar em Massachusetts, na qual vão estar presentes agentes e produtores, disponíveis a responder a questões sobre os diversos vinhos em prova. Os participantes vão aprender mais sobre as várias descrições dos vinhos e experimentar as diferenças sensoriais nos vinhos do Porto e nos vinhos do Douro, assim como podem escolher os que preferem mais, aprender mais sobre a terra e a zona onde as uvas são cultivadas e onde os vinhos são produzidos. Esta acção, a decorrer entre as 15h00 e as 19h30 - das 15h00 às 17h00 para o comércio e das 17:30 às 19h30 para os peritos, vai contar, também, com uma degustação onde os participantes podem saborear os vários vinhos do Douro e do Porto dos diversos produtores.
"A nossa intenção é explicar porque os nossos vinhos do Porto e do Douro são únicos e diferentes," diz o Presidente do IVDP, Luciano Vilhena Pereira, acrescentado que "os nossos vinhos são versáteis, podem ser consumidos todo o ano, em diversos tipos de eventos sociais e com comidas diferentes. Temos a obrigação de ensinar aos consumidores americanos como tirar melhor proveito dos nossos vinhos e como consumi-los de uma maneira respeitada e divertida”.
Já para a responsável do Elizabeth Bishop Wine Resource Center, Rebbeca Alssid, “o centro tem como objectivo promover programas de educação na Universidade de Boston que explorem todos os aspectos do vinho, incluindo a viticultura, enologia, história do vinho, da economia, distribuição e comercialização, a combinação do vinho com a comida, os fenómenos psicológicos, fisiológicos e culturais do consumo de vinho”, sendo, por isso de relevar esta parceria com o IVDP.