Notícia

Laboratório regional de Enologia abre em 2009 na ilha do Pico

Agroportal | 14-02-2008 | Geral, Regiões, Inovação
Os Açores vão dispor em 2009 de um Laboratório Regional de Enologia, no Pico, um investimento de um milhão de euros para acompanhar a produção e valorizar a imagem dos vinhos regionais.
O secretário regional da Presidência, Vasco Cordeiro, anunciou ontem que está aberto o concurso público para a construção do laboratório, durante a leitura do comunicado do Conselho do Governo, que reuniu no Pico.

"A construção deste laboratório e a sua posterior certificação, dotará a região de uma estrutura moderna de investigação e acompanhamento do sector vitivinícola", afirmou Vasco Cordeiro, sobretudo ao nível do aconselhamento quanto a métodos e técnicas que optimizem a qualidade do vinho e potenciem o rendimento dos produtores.

Nos Açores existem três regiões demarcadas para a produção de vinho, nas ilhas Terceira, Graciosa e Pico, que comercializam cerca de duas dezenas de marcas de vinhos de mesa, licoroso e regional oficialmente reconhecidas.

O novo equipamento ficará instalado no Pico, uma ilha com grandes tradições vitivinícolas e cuja paisagem da vinha foi classificada pela UNESCO como Património Mundial, em 2004.

O Governo açoriano decidiu alargar a área que pode beneficiar do regime de apoios à reabilitação e manutenção da paisagem da cultura tradicional da vinha, no Pico, adiantou o governante.

Segundo disse, passam a poder candidatar-se aos apoios todos os viticultores que explorem terrenos localizados na zona tampão da área classificada.

Vasco Cordeiro referiu, ainda, que foi criada a Rede de Cuidados Continuados e Integrados da Região Autónoma dos Açores, que vai prestar apoio a pessoas em situação de dependência funcional transitória, incidindo nas áreas de cuidados médicos e apoio social.

Após três dias de visita ao Pico, o Executivo Regional deliberou, também, abrir o concurso público internacional para a empreitada de reordenamento e requalificação do porto da Madalena, que inclui um cais para ferry, núcleo de recreio náutico, reparação da cortina do molhe e construção do contra-molhe, obras orçadas em 18 milhões de euros.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.