A conferência “O Diálogo entre o Novo e o Velho Mundo: a cooperação internacional no sector vitivinícola”, tem como objectivo juntar representantes de instituições e associações nacionais e internacionais.
No encontro pretende-se analisar as actuais formas de cooperação e diálogo entre países do Novo e Velho Mundo, estabelecer as bases para sinergias e estudar mecanismos e estratégias futuras à promoção e divulgação dos sectores do vinho e do turismo.
O tema central, centrado no diálogo e cooperação entre os países vitivinícolas, contará com as intervenções do Presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, do Ministro da Agricultura, Jaime Silva, de um representante da Comissão Europeia e do Presidente da Rede de Capitais de Grandes Vinhedos.
Para além das sessões de debate estão também previstas actividades de carácter cultural e social, com dois circuitos temáticos divididos entre as Regiões dos Vinhos Verdes e dos Vinhos do Douro, nomeadamente o “Porto Wine Festival”, mostras de vinhos, visitas às caves, a abertura da exposição “O Porto do Vinho” e a cerimónia de entregas dos prémios do concurso “Best of Wine Tourism”.
“Porto do Vinho” irá decorrer entre 11 e 14 de Novembro, no Porto, uma cidade de vinho por excelência ao estar envolvida pela maior região vitivinícola portuguesa, afirma o Notícias do Douro.