Promovido pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa e pela Confraria dos Gastrónomos do Distrito de Beja, o concurso pretende promover e divulgar os vinhos do distrito de Beja, num quadro de afirmação dentro da grande região vinícola que é o Alentejo e de crescimento no mercado nacional e internacional.
O vinho "Serros da Mina" é produzido pela SAPOA, Soc. Agro-pecuária do Oeste Alentejano, e já anteriormente tinha sido premiado com uma Medalha de Prata na mais recente edição do prestigiado concurso Wine Masters Challenge 2007, IX Concurso Mundial de Vinhos, realizado entre 23 e 25 de Março no Estoril, destacando-se como um dos 134 vinhos com este prémio entre os 3.801 inscritos.
Com este novo reconhecimento, obtido logo com a primeira produção comercializada do vinho "Serros da Mina", a SAPOA vê premiada a aposta na produção de vinhos com os mais elevados padrões de qualidade, confirmando um dos principais objectivos do projecto que a empresa começou a equacionar em 2000 e a que deu início com a plantação da vinha em 2002 na sua propriedade Herdade da Barras em Vila Nova da Baronia, Alvito, pertencente à sub-região vitivinícola da Vidigueira.