As Caves Aliança estão a entrar na China pela mão do maior importador do país, levando como ‘pontas-de-lança’ sete vinhos de diferentes regiões demarcadas portuguesas, já testados no mercado asiático.
Depois da sua expansão, no ano passado, a Oriente, até Taiwan, Singapura e Tailândia, a empresa da Bairrada aposta no crescimento rápido na China com a ASC, o importador de vinhos de topo de gama franceses e italianos que controla 20% do mercado local.
Com um volume de negócios de €16 milhões, as Caves Aliança comercializam anualmente oito milhões de garrafas de vinhos Verde, do Douro, Dão, Bairrada, Alentejo e Beiras, num negócio em que as exportações têm vindo a crescer a um ritmo superior a 6% ao ano.
Presente em 50 países, a empresa está a seguir uma estratégia focada no mercado externo e no desenvolvimento do segmento dos vinhos topo de gama.
O último alargamento da sua rota abrangeu o Uruguai, Letónia, Estónia e Hungria, mas é na China que a empresa deposita grandes esperanças, dado o elevado potencial de crescimento do mercado, ainda limitado a um milhão de caixas de garrafas/ano.