Prémio para moscatel da Adega Cooperativa de Favaios entregue este fim-de-semana
Favaíto eleito o melhor vinho português 2009 pelo "Citadelles du Vin"
O Favaíto, vinho moscatel da Adega Cooperativa de Favaios, foi galardoado com o Special Prize, prémio internacional de vinhos, atribuído pela competição Citadelles du Vin 2009, em Bordéus.
O prémio foi entregue no sábado, 20 de Junho, numa cerimónia que contará com a presença de jornalistas e potenciais compradores de vinho do mundo inteiro.
A distinção, com esta medalha de ouro, faz do Favaíto o vinho que obteve a melhor classificação de todos os vinhos de Portugal.
Feito de uva moscatel galego da região de Favaios, o Favaíto apresenta um aspecto límpido e tonalidade dourada, um paladar intenso e um aroma fino com notas de lima e amêndoa. É um vinho licoroso com características de aperitivo, de qualidades únicas e está disponibilizado em mini-doses individuais em caixas de 1O unidades e em garrafas de 75cl.
Ao todo, no concurso deste ano foram provados 887 vinhos de 29 países, submetidos a padrões rigorosos e classificados por 45 provadores de 18 nacionalidades.
Foram também premiados alguns vinhos americanos: o Chile recebeu 44 troféus, dos quais, 5 foram Citadel. Já o Canadá levou seis prémios para casa.
Recorde-se que o “Special Prize”, ganho pelo Favaítos no “Citadelles du Vin” 2009, é um prémio anual que condecora o melhor de 10 vinhos de cada país, ou seja, coloca o vinho da Adega Cooperativa de Favaios na elite dos vinhos mundiais em competição.
O concurso internacional de vinhos “Citadelles du Vin” é considerado um dos melhores eventos da vitivinicultura mundial. Teve origem em 1992 com o objectivo de valorizar e dar a conhecer os melhores vinhos mundiais, atribuindo-lhes troféus.