Crise também atingiu o sector dos vinhos
O presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Valdemar Freitas, anunciou hoje que as vendas de vinho do Dão desceram significativamente em comparação com o ano anterior, sendo necessário encontrar novos nichos de mercado.
Valdemar Freitas informou que «os indicadores estatísticos dizem que as vendas estão significativamente mais baixas que em relação ao ano anterior, quer no mercado nacional, quer internacional».
«A crise é grande e também atingiu o sector dos vinhos», sustentou.
Durante a recepção aos participantes do “Unbottled – 1º Congresso Internacional dos Vinhos do Dão – Inovação e Desenvolvimento”, que decorre em Viseu até sábado, o presidente da CVR do Dão repetiu que «as exportações são uma das grandes apostas».
«É preciso encontrar novos nichos de mercado e aumentarmos o número de consumidores», acrescentou.
Valdemar Freitas referiu que uma das grandes pretensões deste congresso passa por «dar mais visibilidade e notoriedade à Região Demarcada do Dão, de forma a que venha a conquistar o prestigio que já teve no passado, nas décadas anteriores a 90».
«É preciso darmos continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver, nomeadamente na área da vinha. Penso que os nossos produtores estão a trabalhar muito bem nesse aspecto e já temos muitos vinhos classificados internacionalmente como vinhos de topo», alegou.
Valdemar Freitas explicou que estão «com uma candidatura virada para mercados terceiros, onde serão desenvolvidas algumas acções».
Estas acções serão desenvolvidas «mais especificamente no mercado de Angola, que é hoje um dos melhores mercados do vinho do Dão».
O presidente da CVR do Dão anunciou que vão «estar em Angola com uma acção muito forte de promoção, já na segunda quinzena de Setembro», em parceria com a Bairrada e a Beira Interior, e revelou ainda que na próxima sexta-feira vai lançar o desafio para a realização de um congresso internacional em 2012.
«Era bom que a região não deixasse cair um congresso desta importância, com especialistas e investigadores nacionais e internacionais», concluiu.
O “Unbottled – 1º Congresso Internacional dos Vinhos do Dão – Inovação e Desenvolvimento”, que decorre em Viseu até sábado, é uma organização da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, em parceria com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior Agrária de Coimbra e tem o apoio da ViniPortugal.