CVRVV em busca da combinação perfeita entre gastronomia e Vinho Verde
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) volta a apostar na procura das ementas que melhor combinam com o Vinho Verde e, neste sentido, surge a 2ª edição do Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes. Esta iniciativa pretende promover as harmonizações do Vinho Verde com a gastronomia regional, portuguesa e internacional e incentivar o consumo de Vinhos de Qualidade.
As inscrições já estão abertas. Durante o mês de Maio e até dia 30 de Junho, todos os restaurantes de Portugal Continental podem apresentar-se a concurso, escolhendo uma das três categorias: cozinha de autor, em que a "assinatura" do cozinheiro chefe está patente na elaboração da ementa; cozinha internacional, cozinha específica de uma região do mundo; ou cozinha tradicional, cozinha típica Portuguesa/Regional. As inscrições podem ser efectuadas em www.vinhoverde.pt.
A missão dos concorrentes é criar um menu - entrada, prato principal e sobremesa - que combine na perfeição com o sabor do Vinho Verde.
São admitidas harmonizações com Vinho Verde Branco, Vinho Verde Tinto, Vinho Verde Rosato, Vinho Verde Espumante, Aguardente de Vinho da Região dos Vinhos Verdes e Aguardente Bagaceira da Região dos Vinhos Verdes.
A avaliação das candidaturas vai ser dividida em duas fases. Numa primeira fase, todas as ementas serão avaliadas de acordo com critérios como a diversidade dos Vinhos Verdes Recomendados, a harmonização gustativa e a apresentação (por fotografia).
As seis ementas melhor classificadas por categoria de restaurante passam à segunda fase, na qual a avaliação é efectuada por um júri. O Júri do Concurso desloca-se até aos restaurantes apurados, onde avalia a ementa preparada com base em critérios como a apreciação gustativa, a harmonia com o vinho (temperatura do vinho, adaptação e equilíbrio da comida com os vinhos) e a harmonia total da ementa.
Os prémios são atribuídos de acordo com a pontuação que os restaurantes obtêm nesta segunda fase - Diploma de Ouro (100 a 95 pontos), Diploma de Prata (94 a 85 pontos), Diploma de Bronze (84 a 75 pontos) e Diploma de Participação (menos de 75 pontos).
À semelhança da 1ª Edição, todos os restaurantes e ementas concorrentes serão incluídos num Guia Gastronómico de Vinhos Verdes, e aos restaurantes premiados com Diploma de Ouro será ainda oferecida uma estadia de um fim-de-semana na Rota dos Vinhos Verdes.