"Vinhos do Tejo" aprovados em portaria
A nova Indicação Geográfica TEJO, para os vinhos regionais, foi aprovada em portaria pelo Sr. Ministro da Agricultura, formalizando a substituição da antiga Indicação Geográfica Ribatejano.
A decisão de mudança da designação foi tomada por unanimidade em Agosto de 2008 em reunião do Conselho Geral da Comissão Vitivinícola Regional, que também alterou o seu nome para CVR TEJO, com o objectivo de dar início à afirmação da nova indicação Geográfica de Vinhos do TEJO.
A escolha da marca ‘TEJO’ foi sustentada, entre muitos outros factores, pelos resultados de um estudo de notoriedade, que revelou ser positiva a ligação das regiões produtoras aos nomes dos rios que as atravessam, pelo facto de Tejo ser um nome nacional e internacionalmente conhecido e ainda por razões históricas ligadas à vitivinicultura.
Pretende-se assim comunicar uma nova imagem da região que reflicta não só os progressos na qualidade dos vinhos e proporcione um aumento da notoriedade nacional e internacional, mas que espelhe também a longa e imemorial tradição de uma eminente região produtora cuja associação ao TEJO é anterior à fundação da nacionalidade.
A nova Indicação Geográfica TEJO retorna assim às suas origens. Esta região que se distingue pela diversidade de solos e climas, mas que é marcada indelevelmente pelo rio TEJO, verdadeiro elemento de modelador do terroir, celebra a tradição do vinho e da sua cultura, desenvolvida com mestria ao longo de gerações.
A CVR TEJO vai agora desenvolver uma campanha de divulgação e esclarecimento aos consumidores, com o objectivo de promover a excelente qualidade dos vinhos produzidos na região, que conta com muitos novos produtores a apostarem fortemente na inovação e na qualidade.
Um dos principais objectivos da CVR TEJO será a promoção e a simplificação do processo burocrático que permite a certificação dos vinhos, atraindo assim novos produtores que ainda não certificam os seus vinhos, com o propósito de, num prazo de 5 anos, duplicar o número de certificações que em 2008 foi de 9,3 milhões de garrafas.