Vinho algarvio ganha medalha de ouro
Um tinto de 2007 arrebatou a medalha de ouro num concurso internacional. As uvas são do Algarve.
Chama-se Paxá e é agora o "Rei" dos vinhos algarvios. Paxá 2007 é um vinho tinto regional produzido pela Quinta do Outeiro, e ganhou a medalha de ouro na 11.ª edição do concurso mundial «Wine Masters Challenge», que decorreu no Estoril de 26 a 29 de Março.
O tinto é feito numa propriedade de 16 hectares em Silves (região vitivinícola de Lagoa), a partir das castas Sirah, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Aragonez.
Em comunicado, o Turismo do Algarve já felicitou a Paxá Wines Lda, pela medalha alcançada: "Esta é uma distinção de mérito que reconhece internacionalmente a qualidade dos vinhos algarvios e que enriquece, por certo, o património cultural gastronómico da região", afirma o presidente do Turismo do Algarve, António Pina.
Além da Gold Vine Leaf do «Wine Masters Challenge», proeza alcançada pela primeira vez este ano, o Paxá Tinto 2007 recebeu a medalha de prata no concurso «Melhores Vinhos do Algarve», organizado em 2008 pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.
O Paxá Regional Algarve 2007 consta da lista de 75 vinhos do «Guia de Vinhos do Algarve», publicação que será editada em breve.