Mais de três mil expositores de 40 países em Düsseldorf, Alemanha, de 29 a 31 de Março
Vinhos do Douro e do Porto com o maior destaque da Prowein
Seguindo a sua estratégia de internacionalização dos Vinhos do Douro e do Porto, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) volta a marcar presença num dos maiores certames internacionais de vinhos e bebidas espirituosas - o Prowein 2009, que se realiza nos dias 29, 30 e 31 de Março, em Düsseldorf, Alemanha.
Com um stand de 200 metros quadrados, o IVDP tem assim a maior presença de sempre, com um número de expositores também recorde, 32. São esperados mais de três mil expositores de 40 países numa feira em que o acesso está limitado aos negociantes do sector. Comércio, inovação e os clássicos de sempre numa feira que junta as regiões de vinhos mais importantes em todo o mundo.
No stand do IVDP, os visitantes poderão contar diariamente com provas de vinhos, comentadas por um conceituado sommelier. A participação do IVDP insere-se na estratégia de promoção dos Vinhos do Douro e do Porto e a dimensão da sua presença está associada à importância da feira alemã.
No ano passado, participaram na Prowein 3160 expositores de 45 países, os quais foram visitados por mais de 33 mil negociantes de vinhos de 50 países. De salientar que, de acordo com informação avançada pela organização, 83 por cento dos visitantes estão envolvidos nas decisões de compra nas suas empresas. As áreas do retalho (comércio de vinhos, espumantes e bebidas espirituosas) e dos serviços (gastronomia, catering, hotéis) são as mais representadas entre os sectores de actividade dos visitantes de 2008, com percentagens de 29 e 32 por cento, respectivamente. Nove por cento eram importadores/exportadores e seis por cento vendedores grossistas. A maior parte dos visitantes são provenientes da Escandinávia e Europa de Leste, incluindo a Rússia, Polónia e República Checa – mercados em que o IVDP está a apostar neste momento.
E se estas não fossem razões suficientes para que o IVDP marcasse presença com o maior stand de sempre, a cobertura mediática poderia justificá-lo. No ano passado, 787 jornalistas de todo o mundo fizeram a cobertura do evento.