Notícia

Concurso “A Melhor Vinha 2005”

Melhores Vinhas e Viticultores distinguidos

Jornal Regional | 28-12-2005
A quinta edição da prova atingiu um nível elevado de interesse e contou com uma vasta participação de produtores.
Pela primeira vez no âmbito deste concurso, foi instituído pela Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes o “ Prémio Amândio Galhano “, com o objectivo de distinguir o “ Melhor Viticultor - 2005”. José Moutinho de Sousa, da Quinta do Barco, no Concelho de Barcelos foi o premiado.

O “ Prémio Excelência da Medalha de Ouro” foi atribuído à Quinta da Pousada, exploração situada em V.N. de Famalicão.

Com “ Medalha de Ouro” foram distinguidas as explorações: Quinta de Aguiã, do Concelho dos Arcos de Valdevez; Quinta do Cruzeiro, do Concelho de V.N. Famalicão e a Quinta de Gomariz do Concelho de Stº Tirso.

Com a “ Medalha de Prata” foram galardoadas dez explorações e sete com a “ Medalha de Bronze.

A Quinta da Baseira, do Concelho de Amarante, foi laureada com o troféu “ A Vinha e o Ambiente” enquanto que o prémio “ Jovem Agricultor” foi atribuído a Manuel Rego, da Quinta de Corutelo, do Concelho de Ponte de Lima.

Na 5ª edição participaram 22 explorações provenientes das diversas sub-regiões do Entre Douro e Minho, desde Monção até Baião. O Júri, composto por cinco técnicos representantes do Ministério da Agricultura, Faculdade de Ciências do Porto, da Produção e da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes visitou, no decorrer do ano vitícola 2005, as diversas explorações no sentido de acompanhar as diferentes fases da cultura da vinha, do trabalho dos viticultores e para avaliação final da produção e do estado sanitário da vinha.

A próxima edição está agendada para 2007 e pretende manter os mesmos objectivos do concurso: “estimular o espírito inovador, jovem empresarial e dinâmico que caracterize a Região dos Vinhos Verdes”.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.

Notícias Relacionadas