Notícia

Porto Cálem investe 1,6M€ para aumentar a produção em 25% em 2006

Diário Económico | 31-01-2006
A Porto Cálem, detida pelos espanhóis da Caixanova, anunciou hoje um investimento de 1,6 milhões de euros na renovação da linha de engarrafamento, estimando aumentar em 25% a sua produção de vinho do Porto e do Douro.
De acordo com o director de produção Pedro Braga, com este investimento, a Porto Cálem prevê aumentar este ano para cinco milhões de garrafas a produção de vinho do Porto e Douro, contra os quatro milhões produzidos em 2005.

Em declarações, Pedro Braga explicou que a renovação da linha de engarrafamento, que ficou concluída em Setembro do ano passado, insere-se numa estratégia da empresa de reorganizar toda a produção logística, com optimização dos custos, flexibilização do engarrafamento, garantia de qualidade de enchimento e resposta rápida às exigências do mercado.

Segundo o responsável, a antiga linha, com mais de 20 anos, foi substituída por uma inteiramente nova, para permitir um encadeamento "mais optimizado" dos processos e fluxos materiais, dotando-a de uma capacidade nominal de 6000 garrafas por hora (contra as anteriores 3500).

Esta iniciativa insere-se aliás na sequência das remodelações efectuadas em 2004 às instalações da Porto Cálem, quando foram reabilitados mais de 4000 metros quadrados, permitindo criar um museu, um auditório com capacidade para 120 pessoas, um salão multiusos e três salas de reunião.

A Porto Cálem possui ainda um espaço junto à ponte D.Luís I, em Gaia, denominado "Caves da Ponte", equipado para receber grupos de até 200 pessoas e com duas esplanadas ao longo do rio Douro.

Detida a 99% pela Caixanova através da 'holding' Sogevinus, que desde 2003 controla a 100%, a Porto Cálem dedica-se à produção, envelhecimento e comercialização de vinho do Porto desde 1859 e de DOC Douro.

Aposta ainda na promoção e desenvolvimento da área turística.

Em 2005, o grupo Cálem - que conta actualmente com 84 trabalhadores, com uma média de 33 anos de idade - vendeu três milhões de garrafas de Vinho do Porto e facturou mais de 15 milhões de euros.

Exporta para 36 países, destacando-se como líder a Dinamarca, seguida da França, Benelux e Reino Unido.

Do 'portfolio' de vinhos do Porto da Cálem fazem parte vintages, LBVs, reservas, whites, rubies e tawnies, produzidos a partir de castas famosas como a touriga nacional e a touriga franca.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.

Notícias Relacionadas