Confrarias Báquicas vão ensinar a beber vinho de forma moderada
RTP on-line | 08-02-2006
A Federação das Confrarias Báquicas de Portugal (FCBP) vai ensinar os consumidores a beber vinho de forma moderada durante o próximo salão Expovinis, que decorrerá na Exponor em Junho, anunciou hoje o seu presidente.
Segundo Albino Jorge, o objectivo é ensinar os consumidores, sobretudo os mais jovens, a apreciar e a beber vinho de forma moderada, ao mesmo tempo que se aposta na promoção dos vinhos das diversas regiões portuguesas.
O responsável falava aos jornalistas no âmbito da apresentação de uma parceria com a Exponor, que prevê que a partir desta edição da feira bienal, entre 01 e 04 de Junho, a FCBP fique responsável pela organização das actividades paralelas à Expovinis, uma das mais importantes feiras do sector vinícola em Portugal.
A participação da federação no III Salão Internacional de Vinhos traduz ir-se-á numa "forte intervenção" programada para o terceiro dia da feira, que incluirá um desfile das confrarias pelo recinto do evento, na qual cerca de duzentos "confrades" de 14 confrarias báquicas de Portugal se apresentarão trajados a rigor.
A Federação das Confrarias Gastronómicas vai também associar-se a esta acção, acrescentou Albino Jorge. No âmbito desta acção, a FCBP prevê ainda a entronização de diversas individualidades "de relevo e prestígio" das diferentes regiões em que as confrarias se fazem representar, que serão divulgadas dia 15 de Maio.
A federação reúne as confrarias de Vinho do Porto, Vinho da Madeira, Vinho Verde, Vinho Verdelho dos Biscoitos/Açores, Santo Onofre, Enófilos da Bairra da, S. Vicente, Alentejo, Dão, Douro, Óbidos e ainda dos Jornalistas dos Vinhos Portugueses, de Nossa Senhora do Tejo e da Colegiada da Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã.
Para este dia, estão previstas as intervenções dos presidentes da Educ Alcool Canada e da Lasvin para uma palestra sobre o vinho, as suas características e qualidades. No final, será servido um jantar com provas dos vinhos expostos na Expovinis, e no qual estarão presentes os novos "confrades", adiantou ainda o presidente da FCBP. De acordo com o director da Expovinis, também presente no evento, que decorreu na Quinta da Boeira, em Gaia, esta parceria visa dar uma "maior visibilidade" nacional e internacional ao sector vitivinícola do país. Segundo Filipe Gomes, a feira contará com cerca de 200 expositores e espera receber cerca de 10.000 visitantes profissionais portugueses e estrangeiros, em especial da Alemanha, Escandinávia, Benelux, EUA, Brasil e China.
Paralelamente à Expovinis decorrerá o Tecnovinis - III Salão de Técnica s e Equipamentos para Viticultura e Enologia) e o Gourmet - I Salão Internaciona l de Produtos Alimentares Seleccionados, um espaço dedicado aos alimentos seleccionados, como especiarias, compotas, queijos, enchidos, presuntos e azeites de categorias especiais. "Esta feira dará um colorido diferente à promoção dos vinhos", concluiu Albino Jorge, afirmando acreditar que os vinhos portugueses têm "grandes oportunidades" nos mercados internacionais, porque são "únicos em termos de qualidade" , devido ao solo, clima e castas existentes no país.
A pensar na internacionalização dos vinhos portugueses e à semelhança da acção realizada em 2005 nos EUA, a FCBP vai promover uma "grande acção de charme" em Toronto, no Canadá, aproveitando as comemorações do Dia de Portugal (10 de Junho) junto da comunidade emigrante.
Segundo Albino Jorge, está igualmente a ser pensada uma interligação da federação à Expovinis Brasil, que decorre entre os dias 02 e 04 de Maio, em S. Paulo, e conta com cerca de 400 produtores internacionais, 100 dos quais portugueses.