SOGRAPE apresenta nova colheita de Barca Velha
Agroportal | 25-03-2006
A vindima de 1999 reuniu as condições excepcionais que permitiram à Sogrape declarar uma nova colheita do mais emblemático vinho do Douro. BARCA VELHA 1999 está disponível no Clube 1500 e chegará ao mercado entre Maio e Junho.
Num contexto em que os vinhos jovens marcam a tendência à mesa, BARCA VELHA é excepção porque ousa desafiar o tempo e se atreve a esperar quase uma década para se fazer anunciar. Passados sete anos da vindima, é com grande satisfação que a Sogrape apresenta BARCA VELHA 1999, uma colheita da mais apurada qualidade, que evoluiu da melhor forma na garrafa e permitiu a decisão enológica de a lançar no mercado sob a alçada do topo de gama da Casa Ferreirinha, a marca da Sogrape especialista do Douro. O resultado é um caso singular de elegância e complexidade.
A proposta de lançamento de um novo BARCA VELHA é sempre da exclusiva responsabilidade da equipa de enologia da Casa Ferreirinha, que desde finais da década de 80 é liderada pelo Eng. José Maria Soares Franco. E ele, tal como o criador de BARCA VELHA, Fernando Nicolau de Almeida, " leva tempo a ter certezas "! Ou será que o próprio vinho leva tempo a ter certezas?! Os oito anos de trabalho conjunto aliados à excelência da matéria-prima e à enorme paixão pelo vinho deixam J.M. Soares Franco confiante na continuidade do sucesso de BARCA VELHA. Porque, segundo ele, combinando saberes antigos com tecnologias de hoje, é sempre possível fazer melhor e "o lançamento de um novo BARCA VELHA é sempre um momento de festa".
A produção total da colheita de 1999 não chegou às 30.000 garrafas, até porque a sua qualidade não é compatível com grandes volumes. Com este lançamento passam a existir apenas 15 colheitas de BARCA VELHA desde 1952, o que vem confirmar o seu estatuto de excelência, tradição, confiança e ousadia. E é precisamente este legado que envolve o nome BARCA VELHA que cria nos seus produtores uma responsabilidade acrescida em oferecer sempre e apenas o melhor entre os melhores. Como a confirmação de uma colheita não tem data marcada, José Maria Soares Franco e Luís Sottomayor, seu adjunto desde há mais de uma década, aguardaram desde 1999 até hoje para poderem anunciar mais um marco na história da Casa Ferreirinha e da Sogrape Vinhos.