Cortiça na festa do Dia do Vinho
Diário Económico | 04-07-2006
Dois produtos indissociáveis e de excelência, a cortiça e o vinho, foram as estrelas durante a celebração do Dia do Vinho. A promoção dos dois produtos esteve no cerne da iniciativa.
Cortiça e vinho mais uma vez unidos no Dia do Vinho celebrado no passado Domingo em Lisboa (Sala Ogival) e no Porto (Palácio da Bolsa).
A promoção da cortiça em momentos de qualidade e de glamour do vinho é um dos objectivos que move a Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor) a associar-se às iniciativas deste género, uma vez que desta forma é possível promover em conjunto dois produtos de excelência, como são o vinho e a cortiça. A Apcor assegurou a distribuição dos cadernos de prova, onde os visitantes puderam apontar as suas notas sobre os vinhos degustados e, ainda, informação técnica do sector, através da distribuição do Kit Técnico sobre Rolhas de Cortiça.
O Dia do Vinho é uma iniciativa da ViniPortugal que desde 2004 dá a conhecer o vinho através dos seus enólogos e produtores. Para tal, muitas adegas e quintas tiveram as suas portas abertas e deram a provar os seus vinhos aos visitantes. Na restauração foi promovida a venda de vinho de qualidade a copo.
Em Lisboa, a Sala Ogival da ViniPortugal, no Terreiro do Paço, esteve aberta das 10h às 20h, e foram realizadas provas de vinhos e outras acções à volta deste néctar.
No Porto, o Dia do Vinho arrancou com um “Tour Degustação” , de 30 de Junho a 2 de Julho, que promoveu menus especiais, acompanhados de vinhos de qualidade a copo em restaurantes seleccionados no Grande Porto. Já no sábado foi possível participar na Pink Wine Party que decorreu a partir das 22h e contou com vinhos rosé e música seleccionada pelo Dj Lui-g.
No domingo, no Palácio da Bolsa, entre as 15h e 20h, em ambiente divertido, informal e com a música que o Dj Pedro Botelho seleccionou para este momento, os visitantes tiveram entrada livre para visitarem as várias exposições subordinadas ao tema vinho e participarem na iniciativa “Vinho - Um segredo em cada garrafa”, que decorreu nas Galerias do Palácio, momento durante o qual puderam provar vinhos de mais de 30 produtores e enólogos portugueses e que desvendaram os segredos que se escondem por trás de cada garrafa.
O espaço recebeu, ainda, o Wine Games através dos jogos sensoriais “Descubra a Casta” e “Aromas do Vinho” os visitantes puderam descobrir os aromas e sabores das castas portuguesas; a exposição “Prova-me” de João Miguel Carvalho, onde se puderam apreciar um conjunto de trabalhos deste artista plástico, sob o tema do vinho - coordenador e ilustrador do livro/ álbum “Douro - A Nova Geração”, apresentado em 2005 na Fundação de Serralves; e, ainda, degustar queijos e vinhos.
A afluência dos visitantes aos espaços foi assinalável, tendo-se registado a visita de turistas, bem como de especialistas da área vinícola, que referiram a importância de eventos deste tipo para a promoção dos produtos portugueses.
A associação da Apcor a estas acções está integrada num protocolo estabelecido entre a Apcor e a ViniPortugal e que visa a promoção conjunta dos clusters da cortiça e do vinho. Esta estratégia tem sido já operacionalizada noutros eventos, nomeadamente em feiras de vinho e visitas de jornalistas e líderes de opinião ao nosso país.