Aprender a língua universal do vinho
Diário de Notícias | 06-07-2006
Para um dia especial, durante um coffee break de uma reunião de empresa, num centro de congressos, num almoço ou jantar com clientes ou mesmo em substituição dos habituais cocktails de aperitivos nas festas, a Wine Solutions, criada em Maio de 2004, presta vários serviços na área do vinho.
Cursos de vinhos, workshops, provas de vinhos, team building, serviços de escanção/sommelier ou enoturismo são algumas das actividades que podem ser solicitadas. Para Teresa Gomes, responsável da Wine Solutions, "os nossos serviços são feitos à medida do cliente, muito flexíveis e procurando integrar-se nas actividades das próprias empresas".
Nesse sentido, entre outras actividades, são promovidos cursos com diferentes tipos de vinhos - em que se pode ficar a conhecer melhor o mapa vitivinícola português, as castas, os processos de vinificação e as técnicas de prova - ou serviços de escanção durante uma refeição, em que, além de serem servidos, os vinhos são explicados, falando-se das suas características e da harmonia com o prato escolhido. Ou ainda divertidas provas de team building com vários jogos para se ficar a saber mais sobre vinhos.
É o caso do Wine Challenge, por exemplo, "onde recriamos um cenário hipotético da compra de um terreno com vinha, em que cada equipa tem de criar uma marca própria, engarrafar o seu vinho, elaborar rótulos e estruturar uma estratégia de vendas, ao ponto de ter de inventar um jingle de rádio ou um spot publicitário", explica Teresa Gomes.
Além disso, a Wine Solutions sugere também vários workshops em que se fala obviamente de vinho, mas aos quais se junta a degustação de queijos, charcutaria ou mesmo de chocolates.
O enoturismo é outra das apostas da empresa e, como complemento a um passeio em Sintra, podem apreciar-se, em Fontanelas, as centenárias videiras da casta ramisco, que dão origem aos vinhos de Colares, ou aprender técnicas de prova e ficar a conhecer os processos de envelhecimento na Adega Viúva Gomes, em Almoçageme.
No que diz respeito aos preços, dependendo do serviço escolhido pelo cliente, para um mínimo de 20 pessoas, tanto se pode participar numa prova com três vinhos comentada por escanção, a partir de 7,5 euros por pessoa, como tirar um curso de vinhos de três horas, seguido de um jantar enogastronómico, que rondará os 40 ou 50 euros por participante.