Governo aposta na rentabilidade da cultura da vinha na Região
Açores.net | 02-05-2006
O Governo Regional promove esta semana, na ilha do Pico, diversas reuniões técnicas sobre Metodologias e Selecção Genética e Sanitária de Castas Vitícolas Tradicionais Açorianas.
A iniciativa, que decorre no âmbito do Plano de Experimentação Agrária para a área da vinha, envolve especialistas do Instituto Superior de Agronomia, com experiência no processo de selecção de castas a nível nacional, e técnicos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, intervenientes nos métodos de experimentação agrária.
Estas acções, agendadas para dias 2, 3 e 4 de Maio, visam, também, uma acção de formação com especialistas nacionais e regionais sobre as metodologias e resultados da selecção de castas, e, em específico, estabelecer os procedimentos a adoptar na Região.
No sentido de consolidar o trabalho de experimentação vitícola, vai ser assinado um protocolo de cooperação e de colaboração entre Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário e o Instituto Superior de Agronomia relativo aos trâmites da investigação científica no âmbito do projecto “Selecção Genética e Sanitária das Castas Vitícolas Tradicionais Açorianas”.
Desta forma, o Governo Regional pretende assegurar e promover a rentabilidade da cultura da vinha nos Açores, viabilizando a produção na Região de vinhos de qualidade, o que permitirá potenciar a diversificação agrícola e consolidar o aproveitamento dos recursos agrícolas regionais.
Verdelho, Arinto e Terrantez são algumas das castas tradicionais que estão bem adaptadas às condições edafo-climáticas da Região, as quais não só potenciam a obtenção de vinhos de qualidade como são elemento fundamental de paisagens rurais, que, no caso da ilha do Pico, constituem hoje Património Mundial da Humanidade.
Este encontro realiza-se hoje à tarde e amanhã no Museu do Vinha, na Madalena, onde decorrerão várias reuniões técnicas, e encerra na quinta-feira, com uma visita técnica aos Campos de Experimentação Vitícola do Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico.