Além dos dias dedicados às Denominações de Origem presentes, a organização destaca o “Dia Nacional do Enólogo, a 15 de Junho com um colóquio sobre madeiras do vinho”, terminando com “uma visita ao Museu Casa dos Patudos em Alpiarça”. Ainda para dia 15 está prevista uma exposição e leilão de vinhos no recinto da feira.
Haverá também provas conduzidas de vinhos diariamente e a 18 de Junho uma acção específica para vinagres. As sessões serão orientadas por enólogos e as inscrições poderão ser feitas no balcão de informações da feira.
O Festival Nacional do Vinho pretende ensinar as pessoas a beber vinho. Nesse sentido a grande aposta do certame que transita do Cartaxo é a formação de profissionais da restauração e de consumidores.
“Não queremos uma feira em que as pessoas chegam, encostam a barriga ao balcão e bebem vinho”, disse o responsável pela montagem do festival, Mário Louro. Acrescentando que o objectivo é dar informação às pessoas sobre como se deve segurar o copo, a temperatura a que o vinho deve ser servido, entre outras.
A organização do festival comprou cinco mil copos para provas e vai promover um leilão de vinhos, no dia
O certame vai incluir também o jogo “Discovery Wine” (dia
Mário Louro disse ainda na apresentação do festival que o objectivo é aumentar a sua dimensão, transformando-o num certame internacional.