Ministro da Agricultura na apresentação do 2º Livro Vinhos com Arte de Serrão de Faria
50 relevantes aguarelas lançadas hoje, dia 11 de Fevereiro, às 18h, na Sala Ogival de Lisboa, no Terreiro do Paço, como o apoio do IVV e da ViniPortugal
Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, vai estar presente no lançamento do 2º livro “Vinhos com Arte” do prestigiado pintor Serrão da Faria, apoiado pela ViniPortugal e Instituto da Vinha e do Vinho, com 51 aguarelas das castas tradicionais portuguesas. O Ministro da Agricultura, Luis Capoulas Santos, marcará presença nesta sessão acompanhado pelo presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Frederico Falcão, e pelo presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro. A apresentação terá inicio hoje, dia 11 de Fevereiro, às 18h, na Sala Ogival de Lisboa, no Terreiro do Paço.
As 51 aguarelas das tradicionais portuguesas são de extrema relevância para o setor pois ilustram o magnífico património nacional e um dos fatores mais diferenciadores dos Vinhos de Portugal, tão apreciados internacionalmente pela sua diversidade e autenticidade. O pintor Serrão de Faria nesta obra ilustrou de forma notável a viticultura nacional transformando a obra “Vinhos com Arte” numa magnífica enciclopédia do melhor de Portugal.
O 2º livro “Vinho com Arte” apresenta 50 aguarelas de grande beleza e rigor técnico, representando as 50 principais castas portuguesas, reproduzidas numa edição limitada de 300 exemplares de cada. Uma obra à qual o pintor Serrão de Faria dedicou a maior parte do seu tempo, a partir de 2012, investindo num novo desafio, pintando quintas e paisagens das várias regiões vitivinícolas portuguesas. A obra ficou concluída em 2015 e representa um forte marco no percurso do autor.
Sobre o pintor Serrão de Faria:
Serrão de Faria é considerado o pintor da tradição portuguesa. Nasceu a 21 de Fevereiro de 1937, em Azinhaga do Ribatejo, e ficou conhecido pelo seu trabalho artístico, como pintor do campo ribatejano, suas gentes e suas tradições. É um dos melhores retratistas equestres internacionais, com 18 livros publicados e mais de 200 exposições realizadas, das quais se destaca uma coletiva na Noruega, em 1987, com os mais importantes pintores daquele país.
O mestre Serrão de Faria já tinha uma larga experiência com trabalhos de múltiplos de arte originais, em gravura e serigrafia e, ao experimentar a nova técnica, ainda sem tradução, denominada “Fine Art print”, de excecional qualidade e fidelidade cromática, tem vindo a dedicar o seu talento à preparação de outras séries limitadas de originais, dirigidas aos sectores equestre e taurino, sendo estas as suas mais recentes apostas. Ainda em 2015, produziu um conjunto de desenhos e aguarelas, tendo como tema a Escola Portuguesa de Arte Equestre, destinados a uma coleção de série limitada, em “Fine Art print”, e à criação de uma gama de porcelanas de alta qualidade. Nesse mesmo ano, realiza um extenso trabalho sobre caça e fauna Ibérica, reproduzido em porcelana e edições limitadas de “Fine Art print”.