Rota dos Vinhos do Dão nasce no final de abril
Quatro dezenas de produtores, donos de adegas e proprietários de unidades de enoturismo vão integrar a Rota dos Vinhos do Dão, que vai nascer no final de abril.
Segundo o presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Arlindo Cunha, um dos objetivos desta rota é "acrescentar valor ao vinho do Dão, com venda direta dos produtores aos enoturistas".
Arlindo Cunha espera que, agradados com as provas, os enoturistas passem "a divulgar o vinho do Dão nos seus meios de influência, constituindo, assim, um importante instrumento de promoção".
"Gerar riqueza, contribuindo para o desenvolvimento do território da região demarcada" é outro dos propósitos do projeto.
Depois de uma primeira tentativa gorada de criar uma rota, em 2000, os visitantes vão agora poder "participar numa simples prova, visitar adegas ou quintas, comprar vinhos e outros produtos tradicionais no local e visitar monumentos".
Vão também poder usufruir de serviços de restauração ou de alojamento devidamente identificados e sinalizados quanto ao tipo de oferta, "seja a adega tipicamente familiar e tradicional ou o palácio mais sofisticado que possam imaginar", sublinhou Arlindo Cunha.
A Rota dos Vinhos do Dão resultou de quase dois anos de trabalho, durante os quais foram realizados estudos, inquéritos e visitas aos locais, em articulação com várias entidades públicas e privadas.
"Este projeto, que apenas está no início, começou com um estudo de base para a definição, estrutura e gestão da Rota dos Vinhos do Dão, no quadro de um projeto apoiado pelo QREN/Plano Operacional do Centro", explicou Arlindo Cunha.
A componente nacional foi financiada pela Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões e pela CVR do Dão e teve "um custo total estimado, nesta primeira fase, de 465 mil euros", acrescentou.
A Rota dos Vinhos do Dão nasce oficialmente a 27 de abril, dia em que a CVR do Dão vai contar como preparou e certificou "um roteiro de serviços que ajudará turistas nacionais e estrangeiros nas suas experiências vínicas, gastronómicas e culturais".
A partir desse dia, todos os que se interessarem pelas temáticas do Dão vão poder aceder gratuitamente à plataforma Rota dos Vinhos do Dão.