Essência do Vinho arranca quinta-feira com mais de três mil vinhos em cima da mesa
De quinta-feira a domingo, o Palácio da Bolsa, no Porto, abre as portas a mais de três mil vinhos de 350 produtores de todo o mundo.
Provas de moscatéis de Setúbal e do Douro e de vinhos do Porto brancos e a eleição dos "Top 10 vinhos portugueses" são alguns pontos fortes da 12.ª edição da Essência do Vinho, que começa na quinta-feira e termina domingo, no Porto.
O evento mantém-se no Palácio da Bolsa, reúne "mais de três mil vinhos de 350 produtores portugueses e estrangeiros" e tem 14 provas comentadas, refere a entidade organizadora, a empresa Essência do Vinho, em parceria com a Associação Comercial do Porto.
No primeiro dia e ainda antes das portas serem abertas ao público, mais de 40 especialistas estrangeiros e portugueses avaliarão, em prova cega, 56 vinhos brancos, tintos e generosos portugueses pré-seleccionados pelo painel de provas revista Wine, da Essência do Vinho, para elegerem os 10 melhores.
A organização explica que "os oito vinhos tintos, o branco e o generoso que obtiverem as melhores classificações constituirão o Top 10 vinhos portugueses", que será anunciado no dia seguinte
Na mesma altura, a Câmara do Porto entregará os prémios Best Of Wine Tourism 2015 aos vencedores portugueses. O Museu do Douro, na Régua, foi um dos vencedores, na categoria de Arte e Cultura.
É também no dia inaugural que terá lugar a prova comentada "Moscatéis de Sonho", que reunirá vinhos desta casta de Setúbal e do Douro, alguns com mais de cem anos. Um desses vinhos é o José Maria da Fonseca Moscatel Superior 1911, que foi considerado recentemente o "Vinho do Ano 2014" pela Wine.
Essa prova destina-se essencialmente" a especialistas que a organização convidou e apenas quatro lugares são para o público, custando cada um 250 euros.
Fonte da organização disse à agência Lusa que os ingressos já foram vendidos e que a receita reverte toda para a Associação Bagos D' Ouro, cuja missão é apoiar crianças e jovens carenciados do Douro.
O acesso às outras provas comentadas custa entre 25 e 50 euros.
Poucas horas depois, segue-se a prova de vinhos do Porto brancos velhos comentada pelo director do departamento de provas do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Bento Amaral. Diz o próprio IVDP que estes vinhos apresentam também "um grande potencial de envelhecimento" e estão a conquistar produtores, especialistas e consumidores.
Vinhos de gelo
A presença do "pai" dos vinhos de gelo do Canadá, Donald Ziraldo, é outro dos destaques da Essência do Vinho 2015 e do primeiro dia deste evento. Ziraldo também já faz vinhos no Douro e propõe-se combiná-los com os vinhos de gelo.
Os vinhos de gelo são feitos de uvas colhidas em pleno inverno, em Dezembro e em Fevereiro, congelando devido às baixas temperaturas.
Nos três dias seguintes, haverá provas de "grandes clássicos" do Alentejo, de "grandes tintos" do Douro, de vinhos do Porto da casa Fonseca Guimaraens, que este ano faz 200 anos, e de "dois dos mais emblemáticos produtores" de vinhos da Madeira, Barbeito e Henriques & Henriques.
Tal como nas edições anteriores, a Essência do Vinho 2015 presta atenção à relação entre o vinho e a comida promovendo as chamadas "harmonizações" com a participação de quatro conhecidos "chefs". São eles João Rodrigues, Pedro Lemos, Ricardo Costa e Vítor Matos, todos distinguidos com estrelas Michelin.
A entrada na Essência do Vinho custa 20 euros por pessoa e dá direito a um copo para provar os vinhos disponíveis.