Que vinho beber quando vemos um filme?
Wine & Flavours Film Festival convidou os Vinhos de Lisboa para "Cinema a Copo"
Os vinhos de Lisboa selecionaram 25 vinhos específicos para “acompanhar” 11 filmes, depois de convidados pelo Wine & Flavours Film Festival para o efeito.
No festival, que decorre na capital portuguesa, de 28 a 31 de janeiro, será também conhecido o vencedor do prémio da Competição Internacional de Curtas-Metragens.
Lançada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL), que desafiou realizadores de cinema a apresentarem filmes sobre os vinhos de Portugal, a competição inclui curtas-metragens portuguesas e internacionais, e é composta por filmes de ficção, animação e documentário terminados entre 2010 e 2014.
12 sessões de “Cinema a Copo”, 3 jantares vínicos, debates e exposições são ainda outras das propostas do Wine & Flavours Film Festival para quem, nos últimos dias de janeiro, quiser mergulhar, através do vinho, na sétima arte.
A seleção dos filmes das sessões “Cinema a Copo”, que decorrerão todos os dias ao final da tarde/início de noite, é da autoria de José Vieira Mendes, jornalista especializado em cinema.
Do menu do festival fazem ainda parte os debates, dos quais se destaca o seminário “Empreender em vinhos: evolução e revolução do negócio dos vinhos nas últimas décadas”, que será apresentado por Vasco d’Avillez, presidente da Comissão vitivinícola de Lisboa.
A par da sétima arte, cinéfilos, enófilos ou simples entusiastas, vão poder saborear também, os Vinhos de Lisboa, eleitos, pela organização, as estrelas do festival.
As curtas submetidas a concurso vão merecer a avaliação de um júri composto pelo humorista Fernando Alvim, pelo crítico de vinhos e gastronomia Fernando Melo, e pelo produtor e presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso.
Os prémios para a Melhor Curta Nacional e Melhor Curta Internacional serão conhecidos no primeiro dia do festival.
O Wine & Flavours Film Festival, decorre na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, de 28 a 31 de janeiro.