ÉvoraWine junta 28 produtores e cerca de 100 vinhos à prova no fim de semana
O programa inclui, além de animação, provas comentadas, uma mesa redonda sobre "Castas Nacionais vs Estrangeiras", um curso de iniciação à prova e mostras de produtos regionais.
A primeira edição do evento ÉvoraWine, dedicado aos apreciadores de vinho, está marcada para o fim de semana, em Évora, contando com a presença de 28 produtores e cerca de 100 vinhos à prova, divulgaram hoje os promotores.
Intitulado "Alentejo - o saber do vinho", o certame, que vai decorrer no sábado e no domingo, no Palácio D. Manuel, apenas com produtores do Alentejo, pretende ter caráter anual e proporcionar aos apreciadores de vinho dois dias de programação variada.
O programa inclui, além de animação, provas comentadas, uma mesa redonda sobre "Castas Nacionais vs Estrangeiras", um curso de iniciação à prova e mostras de produtos regionais.
O ÉvoraWine, segundo os promotores, pretende ser "uma forma de tornar a cidade de Évora um lugar de culto para todos aqueles que apreciam as qualidades únicas de um produto, o vinho, que é hoje um dos principais motores do desenvolvimento económico nacional".
Situada no centro de uma "região vinícola de reconhecido sucesso na produção e comercialização", Évora apresenta-se, salientam os organizadores, "como um local privilegiado para uma apresentação coletiva dos produtores de vinhos do Alentejo".
O evento, promovido por uma empresa de Évora, conta com o apoio do município, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo e Ribatejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e de várias empresas.
Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para os quatro cantos do mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos, China e Canadá alguns dos principais mercados.