Cartaxo: Festa do vinho já tem comissão organizadora
Técnicos da Câmara, profissionais do setor vitivinícola e associativo, assim como a Rainha das Vindimas do Cartaxo, constituem o grupo de trabalho que Pedro Magalhães reuniu, com o objetivo de organizar a Festa do Vinho 2014.
No passado dia 4 de fevereiro, a Comissão reuniu no edifício sede da Câmara Municipal para um primeiro encontro, presentes estiveram Vasco Guimarães, Presidente da Viticartaxo; José Barroso, vogal da Direção da Comissão Vitivinícola do Tejo (CVR Tejo) e secretário da direção da Adega da Cooperativa do Cartaxo; Pedro Gil, enólogo e ex-vereador da Câmara Municipal do Cartaxo; José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho; Bruna Morgadinho, Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo; Ana Cristina Matos e Sérgio Oliveira; técnicos do município; Estela Gabirro, secretária do Gabinete de Apoio à Vereação e Carlos Cláudio, adjunto do Presidente da Câmara.
Pedro Magalhães Ribeiro, também presente, lembrou que a Comissão não foi constituída nas últimas edições da Festa, o que “no meu entendimento, prejudicou muito a sua organização”, acrescentando que “a Câmara tem a obrigação de promover o envolvimento dos profissionais e das associações do setor, que conhecem o vinho desde a sua produção, até à sua comercialização. Só assim a Festa poderá recuperar a importância que já teve, quer como certame profissional, quer como evento de manifestação da cultura popular”.
Neste primeiro encontro da Comissão foi aprovado por unanimidade, de acordo com a proposta que o Presidente da Câmara já fizera aos presidentes de junta de freguesia, que as tasquinhas que tradicionalmente estão presentes na Festa em representação de cada freguesia, continuem a estar este ano, sem que a recente união entre algumas delas impeça a presença de todas. Assim, serão 8 as tasquinhas que representarão as 8 localidades – antes sedes de freguesia, do concelho.