Vindouro - Festa Pombalina este fim de semana
Arranca já esta sexta-feira a 11ª edição da ?Vindouro - Festa Pombalina?, em São João da Pesqueira. Até domingo, 1 de setembro, não faltarão bons pretextos que justificam uma visita ao concelho que detém a maior área de vinha classificada como Património da Humanidade.
A
Vindouro será inaugurada pela 14h de sexta-feira, no Salão de Exposições de S. J. da Pesqueira, onde estarão reunidos mais de 30 produtores de vinhos DOC Douro e Porto. Será uma oportunidade para conhecer os mais recentes lançamentos, devidamente comentados por quem os conhece como ninguém, produtores, enólogos e representantes de cada vinho. A entrada é gratuita, com os visitantes a terem apenas de adquirir o copo de provas.
Ainda durante a tarde inaugural do evento, e em parceria com a ViniPortugal, será promovida a ação de formação “A Copo!”, dirigida a profissionais da hotelaria e restauração do Douro, tendo por objetivo demonstrar como poderá ser implementado um programa e um serviço adequado de vinho a copo em restaurantes, bares e wine bars. A participação é livre mas sujeita a inscrição prévia através do email
cursos.acopo@viniportugal.pt
À noite, pelas 21h, no Cineteatro João Costa, estreia-se “O Tesouro”, curta-metragem filmada em São João da Pesqueira, que resulta de uma adaptação de Tito Olias ao conto de Eça de Queiroz. Trata-se da segunda curta-metragem realizada pelo conhecido ator Marcantonio del Carlo, aqui em parceria com Gonçalo Silva, num projeto onde também participam os atores Nuno Melo, Nuno Pardal, Diogo Lopes, Joaquim Nicolau, José Martins e Sara Barros Leitão.
Sábado, pelas 10h, no Auditório da Biblioteca Municipal, decorre uma sessão de esclarecimento sobre exportação de vinhos, dirigida a profissionais do setor. Presidida pelo autarca de S. J. da Pesqueira, José Tulha, a sessão contará como oradores Arlindo Cunha, que abordará o mercado do vinho na União Europeia, Asdrúbal Rodrigues, que explicará as especificidades da exportação de vinhos para o mercado brasileiro, e Pedro Ladeiras, especialista em questões logísticas relacionadas com expedição de vinhos para exportação. A participação é livre.
Ao longo da tarde de sábado, o Centro Histórico de S. J. da Pesqueira viajará no tempo, recuando até ao século XVIII. Às 16h30 tem início o “Desfile Pombalino”, que permitirá respirar novamente a atmosfera da época do Marquês de Pombal, figura tutelar da Região Demarcada do Douro. No Salão de Exposições, das 14h às 20h, continua a mostra com produtores de vinhos e também decorrerão “conversas sobre vinho”, que pretendem fornecer dicas e conselhos práticos de degustação, em registo informal.
Ainda no sábado, o programa “Aqui Portugal”, da RTP, será emitido em direto a partir da Avenida Marquês de Soveral, em São João da Pesqueira. A emissão estende-se ao longo da tarde e levará a todo o país e às comunidades portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, através da RTP Internacional, a “VINDOURO - Festa Pombalina”.
À noite, mais dois momentos marcantes desta 11ª edição do evento. Pelas 21h, na adega da Quinta de Quevedo, realiza-se o sempre aguardado “Jantar Pombalino”, com animação, recriações históricas e música ao vivo. A partir das 22h, no Anfiteatro Municipal de S. J. da Pesqueira, o concerto de Mickael Carreira promete lotação esgotada. O músico tem estado ausente de Portugal, por razões profissionais, e esta incursão ao Douro representa, em larga medida, um reencontro com Portugal e as fãs de sempre.
No terceiro e último dia, domingo, 1 de setembro, as atenções estarão voltadas para o Salão de Exposições da Pesqueira, onde continuará a prova livre com produtores da região e novas “conversas sobre vinho”, dirigidas ao público.