Mais de 150 vinhos do Douro Superior a concurso em Vila Nova de Foz Côa
São 158 os vinhos da sub-região do Douro Superior ? entre DOC e Portos ? que vão estar a concurso este fim-de-semana em Vila Nova de Foz Côa, no âmbito da 2.ª edição do ?Festival do Vinho do Douro Superior? (FVDS).
Os vencedores vão ser anunciados no Sábado, dia 25, pelas 16h30, em cerimónia que vai decorrer no ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras.
O 2.º Concurso de Vinhos do Douro Superior está, como o nome indica, aberto aos vinhos produzidos na sub-região do Douro Superior, nas categorias de brancos, tintos e vinhos do Porto. Integram a competição – tal como o certame FVDS – vinhos produzidos em Vila Nova de Foz Côa, mas também nos concelhos vizinhos: Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira e Torre de Moncorvo.
Os vinhos vão ser provados e avaliados em prova cega por um júri composto por 20 elementos, entre jornalistas e bloggers especializados, escanções e sommeliers, compradores (de garrafeiras e lojas seleccionadas; distribuidores) e outros profissionais do sector. Aos jurados portugueses, juntam-se alguns nomes internacionais.
“É com entusiasmo que vemos aumentar o número e, acima de tudo, a elevada qualidade dos vinhos submetidos a este concurso, que é peculiar pela sua dinâmica e âmbito: focado na sub-região do Douro Superior. Conseguimos ter no painel de vinhos em prova referências que, habitualmente, não participam em concursos…, néctares criados no seio de alguns dos projectos mais emblemáticos do panorama vinícola português”, afirma João Geirinhas, da Revista de Vinhos e director do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’.