Notícia

Soalheiros e Tributo são os melhores vinhos da Essência do Vinho deste ano

RTP | 08-02-2013 | Geral, Prémios
O Soalheiro Alvarinho Primeiras Vinhas 2011, nos brancos, e Tributo 2010, da região do Tejo, nos tintos, foram eleitos os melhores vinhos portugueses na sua categoria pelo júri da Essência do Vinho deste ano.
O Soalheiro é um vinho produzido em Melgaço pela VinusSoalheiro, e é um repetente. No ano passado, venceu o mesmo concurso com um vinho da colheita 2010.

Este ano, o júri elegeu dois vinhos brancos e oito tintos de um total de 53. A eleição decorreu esta manhã, no Palácio da Bolsa, no Porto, e esteve a cargo de um "júri internacional" composto por "jornalistas, críticos e especialistas em vinho".

O segundo melhor vinho branco do concurso deste ano é Guru 2011, um Douro produzido pela empresa Wine & Soul, do casal de enólogos Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges.

Nos vinhos tintos, o segundo posto foi para outro vinho duriense, o Curriculum Vitae 2010,da empresa Lemos & Van Zeller.

Os lugares seguintes foram ocupados pelos vinhos Pintas 2010 (Douro) Terrenus Vinhas Velhas Reserva 2009 (regional alentejano), Casa de Santa Vitória Grande Reserva 2008 (regional alentejano), Passadouro Touriga Nacional 2010 (Douro), Grande Rocim Reserva 2009 (Alentejo) e Hexagon 2008 (Setúbal).

O concurso deste ano não teve qualquer vinho Porto vintage, ao contrário do que é habitual, e em vez disso surgiu mais um branco. De acordo com a Essência do Vinho, que organiza o concurso, o que aconteceu foi que "2012 foi um ano em que não foram lançados no mercado muitos vintage".

A revista Wine, da Essência do Vinho, designou Fernando Guedes (pai), da Sogrape Vinhos, personalidade do ano no vinho". O título de "personalidade do ano na gastronomia" vai para Nuno Mendes, do restaurante Viajante, em Londres, Inglaterra.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.